Paris quer Jogos Olímpicos 2024 mais sustentáveis

A paisagem urbana da capital francesa está a transformar-se para receber mais uma edição dos Jogos Olímpicos. Paris quer que estas sejam as Olimpíadas mais verdes da história do evento.

Com início marcado para 26 de julho, a edição de 2024 dos Jogos Olímpicos está a mobilizar Paris, cidade que estima receber 15 milhões de visitantes durante os Jogos, para uma transformação significativa no que respeita à paisagem urbana, já que a cidade quer ser palco da edição mais verde dos Jogos.

A organização do Paris 2024 quer estabelecer novos padrões de sustentabilidade e por isso sucedem-se os projetos para passar esta “missão” à prática como, por exemplo, fornecer a Vila dos Atletas com energia geotérmica e solar, assim como aumentar a quantidade de alimentos vegetais servidos durante o evento. Os organizadores das Olimpíadas reconhecem que se trata de um grande desafio considerando que estão em causa cerca de 800 eventos desportivos, 15 mil atletas, 45 mil voluntários e 13 mil refeições.

A prioridade que esta edição dos Jogos de Paris estão a dar à sustentabilidade passa também pela redução para metade da pegada de carbono, comparativamente aos anteriores eventos. Além de evitar e reduzir as emissões, a estratégia de sustentabilidade Paris 2024 incorporará compensações, investindo em projetos ambientais e sociais em todo o mundo.

Por outro lado, ao invés da criação de locais novos, criados de raiz para acolher os eventos desportivos (o que gera sempre elevados investimentos), em Paris 95% dos eventos terão lugar ou em edifícios existentes ou em infraestruturas temporárias. É o caso do Stade de France, construído para o Campeonato do Mundo de 1998 e que irá ser palco da grande maioria dos eventos.

Apenas um novo local de competição, o Centro Aquático de Saint-Denis é a exceção já que está ser construído especificamente para os Jogos Olímpicos, mas tem a particularidade de ser fornecido com energia solar, de utilizar materiais de construção naturais de base biológica e ainda de estar equipado com materiais reciclados.

Mas a estratégia sustentável da organização vai mais longe e envolve diversas áreas. Por exemplo, de acordo com a imprensa internacional, as bases das camas onde os atletas vão dormir serão feitas de cartão reforçado e os colchões de redes de pesca recicladas. A circundar a Aldeia dos Atletas foram plantadas milhares de árvores. Por sua vez, os cerca de 2800 apartamentos olímpicos serão posteriormente convertidos em habitação.

Esta edição sustentável dos Jogos Olímpicos envolve também a disponibilização de mil quilómetros de ciclovias e cerca de três mil bicicletas pay-as-you-go. Os transportes públicos serão o meio privilegiado para deslocações de e para as instalações olímpicas.

Comentários

Artigos Relacionados