One Business Place: plataforma que quer dar visibilidade às PMEs

Se tem uma micro, pequena ou média empresa pode inscrever-se na One Business Place de forma a dar visibilidade ao seu negócio nas mais variadas plataformas digitais.

A One Business Place é um projeto europeu de defesa da economia local, parcialmente financiado pela Comunidade Europeia, que pretende dar visibilidade ao comércio e serviços locais.

A ideia passa por capacitar os negócios locais que não têm condições para se promoverem a fazê-lo através de motores de busca online, como o Google.

Sucintamente, a One Business Place tem quatro grandes objetivos:

– Promover o comércio e serviços de proximidade, nomeadamente os que têm maior tradição histórica e cultural;
– Contrariar a tendência contemporânea de promoção exclusiva dos grandes grupos comerciais e culturais nas plataformas digitais;
– Dar visibilidade a micro, pequenas e médias empresas que tenham dificuldade em penetrar em canais de comunicação tecnológicos mais sofisticados para divulgarem a sua localização;
– Levar novos clientes ao pequeno comércio.

Esta plataforma vai funcionar também em Berlim e Madrid. Lisboa vai servir de projeto piloto da app “User Generated Content” (UCG), que foi feita exclusivamente para esta iniciativa.

De forma a dar a conhecer e a registar os negócios locais na base de dados da iniciativa, a One Business Place selecionou um grupo de jovens universitários para percorrem as ruas de Lisboa. As empresas agregadas à iniciativa vão ser registadas em diferentes plataformas digitais com o objetivo de aparecerem em qualquer tipo de mapa turístico.

“Não deixe de sair do mapa quem o serve bem” é o lema da campanha, lançada em setembro, que vai dar a conhecer a One Business Place. A ideia por trás do slogan é colocar no mapa os pequenos negócios cuja sobrevivência depende de uma boa divulgação da sua localização geográfica.

Para explicar o processo de inserção dos projetos locais na plataforma, Jorge Simões, regional manager da iniciativa europeia em Portugal, referiu que “numa primeira fase estes registos serão inseridos numa app [UCG] antes de passarem para os mapas sugeridos aos utilizadores que procuram determinados serviços numa área geográfica próxima. Mas qualquer empresa pode registar-se, independentemente de ser ou não contactada por estes jovens”.

Pode inscrever o seu negócio na One Business Place aqui.

Comentários

Artigos Relacionados