Opinião
O sono e a adolescência
Os adolescentes precisam de mais sono do que os adultos, cerca de 8 a 10 horas por dia, para o desenvolvimento físico e mental adequado.
No entanto, muitos adolescentes sofrem de privação crónica do sono, o que pode ter consequências negativas para a saúde e para o seu desempenho escolar. O sono é fundamental para a saúde e bem-estar de todos os indivíduos, mas é particularmente importante durante a adolescência, uma vez que o corpo está a passar por mudanças significativas o que tem consequências na duração suficiente de sono ou na falta de qualidade necessária para garantir um bom funcionamento durante o dia.
A privação do sono pode afetar a memória, a atenção, a tomada de decisão, o humor e a capacidade de aprendizagem. Adolescentes que não dormem o suficiente têm maior probabilidade de ter problemas de comportamento e baixo desempenho escolar. Além disso, a privação do sono pode aumentar o risco de obesidade, diabetes tipo 2 e depressão em adolescentes.
Existem várias razões pelas quais os adolescentes têm dificuldade em dormir o suficiente. Uma delas é a mudança nos padrões de sono que ocorre durante a adolescência, com o ritmo circadiano dos adolescentes se ajustando para que eles se sintam mais alertas à noite. Isso significa que os adolescentes tendem a dormir mais tarde e acordar mais tarde do que os adultos.
Além disso, muitos adolescentes estão sobrecarregados com atividades extracurriculares e atividades sociais, o que pode dificultar a obtenção de um sono adequado. A tecnologia também pode ser um fator, como o uso de telemóveis, tablets e computadores antes de dormir sendo associado à dificuldade em adormecer e a um sono de qualidade inferior e pouco profundo.
A psicologia da educação pode ajudar a abordar a privação crónica do sono entre adolescentes por meio da promoção de hábitos saudáveis de sono. Isso pode incluir educar os adolescentes sobre a importância do sono, promover um ambiente de sono tranquilo e escuro, estabelecer uma rotina regular de sono e desencorajar o uso de tecnologia antes de dormir.
Em suma, o sono adequado é essencial para a saúde e o desempenho dos adolescentes. A psicologia da educação pode desempenhar um papel importante em ajudar os adolescentes a desenvolver hábitos saudáveis de sono, que podem ter um impacto positivo nas suas vidas.
Adaptado de :
Zhang, J., Paksarian, D., Lamers, F., Hickie, I. B., He, J., & Merikangas, K. R. (2017). Sleep patterns and mental health correlates in US adolescents, The Journal of Pediatrics, 182, 2017, pp. 137–143.
*Presidente do Conselho Geral, investigadora e docente do ISG – Instituto Superior de Gestão.
Lurdes Neves realizou o Doutoramento em Psicologia, com especialização em Psicologia da Educação. Áreas de Especialização em Psicologia da Educação, Psicologia das Organizações, Orientação Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira e Coaching Psicológico. Foi Coordenadora de Gabinetes de Apoio ao Docente em Agrupamentos de Escolas. Especialista em formação nas áreas de Liderança, Avaliação de Desempenho, Gestão de Trabalho em Equipa, Gestão de Conflitos, Formação Pedagógica Inicial e Contínua de Formadores, Diagnóstico, Conceção, Avaliação e Gestão da Formação, Motivação, Liderança de Equipas e Coaching com públicos diversificados do setor público e privado. Consultora especializada em Agrupamentos de Escola, Gestão de Recursos Humanos, Projetos de Liderança Educativa, seleção e recrutamento para o desenvolvimento da liderança estratégica, implementação do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, coaching educativo e diferenciação pedagógica em sala de aula. Foi investigadora no Centro de Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Autora de escalas de perceção de liderança e motivação no trabalho adaptadas a Portugal e de diversas comunicações e publicações nacionais e internacionais na área da liderança, coaching, mudança organizacional, educação e formação profissional.