Opinião

O modelo Search Fund: um caminho inovador para a sucessão das PME

Bruno Silvestre, fundador e searcher da SLY Capital

Nos últimos anos, o empreendedorismo por aquisição, neste caso, o modelo Search Fund, tem-se destacado como uma forma inovadora entre os jovens empreendedores.

Oriundo dos Estados Unidos – e difundido em escolas de MBA como Stanford, Harvard, IESE, London Business School e Insead – um Search Fund oferece uma abordagem diferenciada no mundo das Fusões & Aquisições, permitindo que jovens empreendedores assumam o controlo, enquanto CEOs, de empresas consolidadas, aplicando uma abordagem de gestão moderna e uma visão estratégica que visam impulsionar o crescimento da empresa adquirida.

Mas o que é exatamente um Search Fund?

Um Search Fund é uma forma de empreendedorismo por aquisição, em que o empreendedor, habitualmente designado por searcher, reúne capital de um grupo de investidores para, posteriormente, levar a cabo uma minuciosa pesquisa do tecido empresarial de um determinado país ou região, tendo como objetivo a identificação e aquisição de uma extraordinária Pequena ou Média Empresa (PME). Após a aquisição, o searcher assumirá a liderança e a gestão diária da empresa adquirida, criando valor para todos os stakeholders durante a sua gestão.

Não existindo prazo de saída, este investimento é efetuado numa perspetiva de médio ou longo prazo, o que colabora com a visão de garantir um crescimento acima da média, sustentável e, sobretudo, que assegure a continuidade de uma extraordinária PME portuguesa.

Este modelo compreende geralmente três etapas principais: Captação de Capital (angariação de investidores); Identificação e Aquisição da Empresa (pesquisa da empresa-alvo a adquirir); Gestão, Crescimento e Criação de Valor Sustentável. Para os searchers, todas as fases serão importantes. Contudo, a fase de pesquisa revela-se de primordial relevância, dados os rigorosos critérios aplicados para a identificação e seleção da melhor Pequena e Média Empresa – preferencialmente, PMEs com posições de mercado sustentáveis e líderes de mercado, e idealmente com receitas contratualizadas, histórico de fluxos de caixa positivos, sólidas margens EBITDA (tipicamente acima de 15%), com EBITDA recorrentes entre 1M€ – 5M€ e reduzido (ou nenhum) endividamento​. Este esmiuçar dos números e a validação do modelo de negócio da empresa-alvo como um todo tornam a fase de pesquisa desafiante, contudo gratificante!

Em Portugal, o modelo de Search Funds apresenta-se como particularmente indicado para ajudar a solucionar um problema emergente do tecido empresarial português: o problema das empresas sem sucessão. Segundo o 10.º Family Business Survey (2021), da PwC, apenas 15% das PME portuguesas têm um plano de sucessão pensado. No entanto, como a esmagadora maioria das PME portuguesas são empresas familiares, o número de empresas que terão de garantir uma transição da sua estrutura de gestão nos próximos anos é imenso.

A aquisição por parte de Search Funds afigura-se como uma solução adequada para estes casos. Desta forma, as PME familiares, sem plano de sucessão, beneficiam da entrada de investidores, não apenas com capital, mas também com conhecimento e experiência na gestão de negócios, que serão cruciais para o sucesso no longo prazo.

Os Search Funds vieram para ficar. Apesar dos desafios em todas as etapas do processo, este modelo apresenta retornos financeiros extremamente interessantes para os investidores. Em média, os investidores esperam uma IRR (internal rate of return) superior a 30% e um ROI (return on investment) superior a 3x. Ou seja, permite retornos de capital interessantes, sendo uma alternativa menos arriscada do que apostar num negócio criado de raiz.


Bruno Silvestre é o fundador e o searcher de serviço da SLY Capital. Nascido e criado em Coimbra, é engenheiro mecânico e engenheiro europeu e internacional de Soldadura, tendo, mais tarde, concluído o seu MBA Executivo na Faculdade de Economia de Coimbra, antes de se lançar no empreendedorismo por aquisição.

Com 15 anos de experiência profissional em indústrias de referência como a aeronáutica militar e civil, indústria petrolífera e indústria extrativa, participou em projetos com elevado impacto nacional e internacional, como a implementação da filosofia de gestão LEAN na Manutenção da Esquadra101 da Força Aérea Portuguesa, no projeto KAOMBO da petrolífera francesa TOTAL  e, recentemente, no Projeto de Expansão de Zinco da Sociedade Mineira de Neves Corvo, sempre em contextos multidisciplinares e multiculturais.

Comentários

Artigos Relacionados