Entrevista/ “O formato tradicional de trabalho diminui o nível de produtividade e a motivação dos trabalhadores”

Nuno Andrade, diretor de operações do Yayem

“Mais do que um clube de membros, o Yayem representa um estilo de vida. É um passaporte para os que procuram viajar até espaços exclusivos, embarcar em experiências épicas e participar em oportunidades de aprendizagem únicas”, afirma Nuno Andrade, diretor de operações do Yayem.

O Yayem tem uma oferta de serviços holística que dá prioridade tanto o desenvolvimento profissional, como pessoal dos seus membros onde quer que estejam. Nasceu em Portugal em 2021 com o seu primeiro espaço físico no coração de Sintra, mas rapidamente alargou a sua presença ao mundo, chegando à Cidade do México, Cape Town e Londres. Atualmente, conta com uma comunidade que representa mais de 60 nacionalidades.

“O conceito foi criado pelos cofundadores Nicolas Buteau, atual CEO, e Lindsey Elkin, Chief Growth Officer. Conheceram-se nos tempos em que trabalhavam na Uber e ambos partilham uma paixão por viajar, para conhecer novas realidades, bem como uma visão inovadora sobre o significado do trabalho remoto, nomeadamente a possibilidade de aprender para além da estrutura corporativa tradicional”, explica Nuno Andrade, diretor de operações do Yayem, em entrevista ao Link to Leaders.

Os membros podem escolher uma das duas subscrições: a Global Membership que começa nos 65 euros por mês e dá acesso à rede de espaços globais do Yayem, experiências de aprendizagem e a uma rede internacional; já a Premium Membership garante tudo o que anterior subscrição contempla, mas dá ainda acesso ilimitado à Y Country House em Sintra, até dois hóspedes por visita, com preços a partir de 250 euros por mês.

“A Premium Membership é o tipo de subscrição mais procurado por quem vive em Portugal – quem não gostaria de passar os sábados com os amigos a desfrutar da infinity pool e das vistas para a serra em Sintra?”, refere Nuno Andrade, afirmando ainda que através da app os membros têm acesso a um calendário completo de experiências e vantagens.

Grupos de networking para empreendedores, coaches profissionais, experts de negócios, são algumas das ofertas do clube.

O que é o Yayem?
O Yayem é um clube de membros global que prioriza o desenvolvimento profissional e pessoal em equilíbrio. Através de uma subscrição mensal, os membros têm acesso exclusivo a espaços físicos, tais como a Y Country House em Sintra, onde podem trabalhar, fazer networking com outros profissionais, participar em atividades de bem-estar e experiências culturais, fazer parte de eventos sociais, entre muitos outros. Através da app Yayem, os membros têm ainda acesso a eventos digitais e serviços online, tais como o serviço de career coaching, onde quer que estejam no mundo.

Mais do que um clube de membros, o Yayem representa um estilo de vida. É um passaporte para os que procuram viajar até espaços exclusivos, embarcar em experiências épicas e participar em oportunidades de aprendizagem únicas.

“O propósito do Yayem é proporcionar um conjunto de experiências presenciais e online, com um conceito de work and play”.

Qual o propósito?
O propósito do Yayem é proporcionar um conjunto de experiências presenciais e online, com um conceito de work and play. Tem como base a crença de que o perfeito equilíbrio está numa rotina diária que inclui tanto momentos para trabalhar e apostar no desenvolvimento profissional, como também momentos dedicados ao bem-estar físico e mental. O nosso objetivo é juntar uma comunidade de cidadãos globais, ou seja, profissionais que trabalham remotamente e a partir de várias partes do mundo, para oferecer-lhes um serviço holístico, flexível e essencialmente à sua medida. Queremos expandir este conceito pelo mundo.

Como surgiu a ideia de criar este projeto em Sintra?
O conceito foi criado pelos cofundadores Nicolas Buteau, atual CEO, e Lindsey Elkin, Chief Growth Officer. Conheceram-se nos tempos em que trabalhavam na Uber e ambos partilham uma paixão por viajar, para conhecer novas realidades, bem como uma visão inovadora sobre o significado do trabalho remoto, nomeadamente a possibilidade de aprender para além da estrutura corporativa tradicional. Quiseram, então, criar um espaço multifuncional onde pudessem trabalhar, mas também participar em experiências de aprendizagem, de bem-estar e de socializar.

Em 2021, decidiram inaugurar a primeira casa Yayem, a Y Country House. Localizada no coração de Sintra, entre o Guincho e o Parque Nacional de Sintra. A casa beneficia de paisagens únicas e um ambiente pacífico no meio da natureza. Sintra foi a escolha óbvia para Nicolas e Lindsey por vários outros motivos, nomeadamente o facto de durante a pandemia muitos profissionais se terem mudado para Lisboa em busca de um estilo de vida mais equilibrado, o facto de Lisboa se estar a destacar com um hub para o trabalho remoto, o clima incrível e a comida fantástica do país.

Quais os serviços que disponibilizam na Y Country House?
A Y Country House é um espaço multifuncional. Temos salas para trabalhar, salas de reuniões, sala de estar com um ambiente cozy e relaxado, cozinha e espaço dedicado a refeições, piscina e zona lounge exterior, jardim, estúdio de yoga, sala de massagens, ginásio e sala de cinema e jogos. Os nossos membros podem trabalhar na casa e usufruir de todas as suas comodidades. Organizamos também atividades tais como modalidades desportivas dadas por profissionais (aulas de yoga, de dança, de artes marciais), atividades de bem-estar e lazer (massagens, sessão de filmes, festas, workshops, jantares temáticos), experiências culturais (exposições e demonstrações artísticas) e oportunidades de aprendizagem (momentos de networking, talks). A nossa cozinha prepara ainda refeições orgânicas e caseiras diariamente para os membros.

Fora da Y Country House a nossa equipa tem também um conjunto de serviços dedicado a membros que estão disponíveis em várias cidades do mundo, nomeadamente sessões de coaching online, experiências culturais e de turismo, entre outras.

“Acreditamos que o desenvolvimento pessoal pode e deve ser divertido, e, por isso, incluímos na nossa programação experiências que espelham isto mesmo”.

 Como definem a programação diária?
O Yayem dá acesso a experiências únicas (digitais e presenciais) com um foco na aprendizagem e desenvolvimento constante. Acreditamos que o desenvolvimento pessoal pode e deve ser divertido, e, por isso, incluímos na nossa programação experiências que espelham isto mesmo – desde degustações digitais de mezcal, a sessões de yoga na Y Country House e atividades culturais no Senegal. Todos os dias são diferentes no Yayem.

A quem se destinam?
O clube destina-se aos more-seekers: aos que trabalham remotamente ou em formato híbrido e procuram um sítio tranquilo e confortável para trabalhar e, em simultâneo, alargar os seus horizontes com mais aventuras, mais ligações e mais oportunidades de desenvolvimento pessoal. Com uma comunidade inclusiva, onde a diversidade é bem-vinda, os nossos membros representam já mais de 60 nacionalidades. Procuramos sempre pessoas de diferentes áreas profissionais para termos todas as indústrias representadas, o que faz com que se criem sinergias interessantes e eventualmente novos projetos.

 O que é preciso para se ser membro do clube? Como é que funciona?
Para se tornar membro do clube, basta inscrever-se através do nosso site. O resto do processo consiste em responder a algumas questões online e participar numa entrevista informal com um membro do staff do Yayem.

Quais os tipos de vínculo que existem?
O Yayem oferece dois tipos de subscrição: Premium Membership e Global Membership. A Global Membership começa em 65 euros por mês e dá acesso à rede de espaços globais encantadores do Yayem, experiências de aprendizagem únicas e uma rede internacional poderosa. A Premium Membership garante tudo o que foi referido acima, juntamente com acesso ilimitado à Y Country House em Sintra, até dois hóspedes por visita, com preços a partir de 250 euros por mês. A Premium Membership é o tipo de subscrição mais procurado por quem vive em Portugal – quem não gostaria de passar os sábados com os amigos a desfrutar da infinity pool e das vistas para a serra em Sintra?

 Quantos membros têm atualmente?
O Yayem tem uma comunidade crescente e conta já com centenas de membros, que representam mais de 60 nacionalidades.

“Apostar numa rotina holística que abrange atividades intercaladas de trabalho e bem-estar (físico e mental) é, sem dúvida, a chave para aumentar a produtividade”.

 Qual a importância do conceito de work and play nos dias de hoje?
A ansiedade e depressão são condições cada vez mais comuns na nossa sociedade e, no Yayem, acreditamos que se deve muito à falta de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. É urgente pararmos para perceber que o formato tradicional de trabalho diminui o nível de produtividade e a motivação dos trabalhadores. É um formato que ainda está muito enraizado em Portugal. Já o work and play é um modelo que tem em atenção a condição humana e a felicidade. Apostar numa rotina holística que abrange atividades intercaladas de trabalho e bem-estar (físico e mental) é, sem dúvida, a chave para aumentar a produtividade.

Como vê o Yayem dentro de 6 meses?
Em seis meses vamos ter um upgrade na app Yayem. Os nossos membros vão poder conectar-se com pessoas excecionais, participar em (ainda mais) experiências épicas e visitar espaços incríveis em qualquer parte do mundo.

Projetos para o futuro…
Temos vários projetos entusiasmantes para os próximos tempos, incluindo expandir os nossos serviços para Nova Iorque, Amesterdão e Paris, bem como viagens exclusivas para os nossos membros para destinos globais como a Finlândia, Guatemala e Senegal.

 

Comentários

Artigos Relacionados