Nutella lança projeto para incentivar produção de avelãs
A fabricante Ferrero lançou um plano para cultivar 20 mil hectares de avelãs em Itália, cerca de 30% a mais do que a produção atual. Esta iniciativa visa também valorizar a agricultura local.
Depois de enfrentar a falta de avelãs italianas, o grupo Ferrero, proprietário da Nutella, lançou um projeto para incentivar o desenvolvimento de novas plantações de aveleiras no país.
Denominado “Projeto Avelã Itália”, a iniciativa visa expandir a área de plantação em 20 mil hectares até ao ano de 2025, representando mais 30% do que o tamanho atual.
Além da Itália, atualmente a Ferrero utiliza avelãs produzidas em diversas partes do mundo, nomeadamente da Turquia, Chile e África do Sul. O projeto procura valorizar a agricultura local e desenvolver um produto com avelãs 100% italianas.
Graças ao território voltado para o cultivo de variedades de avelãs, Itália possui um grande potencial de desenvolvimento deste tipo de árvores.
O país é o segundo maior produtor do fruto no mundo, responsável por 12% do mercado global. Em primeiro lugar está a Turquia, que produz 70% do total consumido no planeta.
Itália possui mais de 70 mil hectares de terra dedicados ao cultivo do fruto, com uma produção média de 110 mil toneladas de avelãs por ano.