NILG.AI cria “mapa” de Lisboa para pessoas em cadeira de rodas
Solução à base de inteligência artificial desenvolvida pela NILG.AI quer encontrar soluções para melhorar a mobilidade e segurança de pessoas com mobilidade reduzida na capital portuguesa.
A NILG.AI, uma empresa de consultoria em inteligência artificial sediada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, está a desenvolver uma solução para mapear o grau de acessibilidade das ruas da cidade de Lisboa para pessoas com deficiência física.
Através da utilização de tecnologias como deep learning e inteligência artificial, a SafeJourney consegue detetar obstáculos como falta de rampas em passadeiras, raízes a impedir a passagem nos passeios, passeios de largura reduzida, entre muitos outros. A rede neuronal treinada pela start-up recorre a fontes de dados abertas, como imagens de rua e de satélite, além de outros dados geoespaciais.

“O projeto esteve em desenvolvimento até ao fim de junho, por isso é fundamental para nós encontrar utilizadores de cadeiras de rodas para participar na ideação e validação da solução, assim como parceiros que apoiem na definição e integração da solução em softwares atualmente existentes”, afirma Kelwin Fernandes, CEO da start-up.
“A ideia é conseguirmos prestar o melhor serviço possível, por isso queremos efetivamente conhecer as tecnologias que já existem e entender as pessoas que utilizam diariamente estas ruas”, acrescenta o responsável.
Fundada em 2018, a NILG.AI conta, atualmente, com uma equipa de seis pessoas e com uma carteira de clientes que inclui o Metro do Porto, Vonovia e ProprHome.
Além da criação de soluções para cidades inteligentes — como a manutenção preditiva de transportes públicos, o cálculo de indicadores de desenvolvimento das cidades e soluções otimizadas para minorias —, a empresa também desenvolveu um teclado otimizado para a comunidade de esclerose lateral amiotrófica.
A solução para mapear o grau de acessibilidade das ruas desenvolvida pela NILG.AI enquadra-se no âmbito da Open Call Vox Pop Lisboa, um projeto cofinanciado pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através da iniciativa “Ações Urbanas Inovadoras (UIA)”.








