Negócio do Mês: Compras e integrações na Corticeira Amorim, Mercer e Shire Portugal
Este mês foi fértil em bons negócios. Por isso, destacamos três negócios em áreas distintas de atividade.
Setembro foi um mês com vários grandes negócios. Foi o caso da Corticeira Amorim que comprou, por três milhões de euros, a francesa Sodiliège, da Mercer que anunciou a aquisição da consultora Jason Associates e da Shire Portugal que reforçou a liderança nas doenças raras com a aquisição da farmacêutica Baxalta.
Corticeira Amorim compra empresa francesa
A Corticeira Amorim investiu mais de 3 milhões de euros numa empresa francesa, a Sodiliège, adquirindo a totalidade do capital e as instalações fabris e administrativas. A operação foi realizada através de uma empresa participada pela Corticeira, a Amorim Bartop-Investimentos e Participações, segundo comunicado enviado pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Segundo a empresa liderada por Rios Amorim, a empresa francesa faturou em 2016 o montante de 3,2 milhões de euros e dispõe “de uma equipa altamente especializada composta por 12 colaboradores”.
Mas quem é a Sodiliége?
“A Sodiliége produz e distribui rolhas capsuladas (bartops) para bebidas alcoólicas e espirituosas, tais como o cognac e o armagnac. Possui um portefólio de rolhas capsuladas de elevada qualidade e diversidade, produzindo rolhas à medida das especificações dos seus clientes, com cápsulas em materiais distintos como o metal (zamac ou estanho), o vidro, a madeira, a porcelana ou o plástico”, adianta o comunicado.
A Corticeira garante ainda que: “A empresa possui tecnologia de injeção de plástico”. Com esta operação, a Corticeira adquire “uma empresa implementada na importante zona de produção de Cognac, com um portefólio de produtos reconhecido pela sua qualidade e consistência e uma carteira de clientes de relevo no segmento de produção de espirituosos” e “reforça a sua presença neste mercado geográfico e neste promissor segmento de negócio”.
Mercer compra portuguesa Jason Associates
A Mercer, consultora nas áreas de bem-estar, benefícios, pensões, investimentos e carreiras, anunciou no início deste mês a aquisição da consultora Jason Associates, que opera no domínio da comunicação, mudança e transformação, gestão de talento, tecnologia e gamificação na área de recursos humanos.. Esta ação estratégica resulta de uma relação que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos entre as empresas.
Diogo Alarcão, CEO da Mercer Portugal, acredita que esta operação trará benefícios a todas as partes envolvidas: “Acreditamos ser um triplo win para as respetivas equipas da Mercer, da Jason Associates e, mais importante, para os nossos clientes. Será uma nova jornada e aventura para todos, na qual, seguramente que iremos aprender muito uns com os outros e onde o principal beneficiário serão os clientes”. Acrescenta ainda que, “por outro lado, esta operação fará crescer não só a operação em Portugal, mas em países onde a Mercer e a Jason Associates têm operações”.
Do lado da Jason Associates, o CEO da filial em Portugal, Pedro Brito, destaca a relação desenvolvida entre ambas as consultoras: “Nos últimos anos começámos a criar com a Mercer uma relação única com uma fórmula singular ao unirmos as nossas valências, e tornou-se claro que tínhamos uma oportunidade fantástica para dar continuidade à história de sucesso de doze anos da Jason Associates, agora com a Mercer.”
Segundo o mesmo comunicado, a Jason Associates detinha também uma área de negócio de recrutamento que não foi incluída na aquisição e que continuará a funcionar de forma autónoma, mantendo a mesma equipa, embora com uma nova marca.
Shire Portugal reforça liderança nas doenças raras com aquisição da farmacêutica Baxalta
Empenhada em continuar a responder às necessidades das pessoas com doenças raras, a Shire Portugal reforçou, este mês, a sua posição de liderança na área das doenças raras através da aquisição da farmacêutica Baxalta, a maior compra que a Shire já realizou.
Através desta integração, adquiriu três novas áreas terapêuticas (hematologia, imunologia e oncologia), aumentou os programas de Investigação & Desenvolvimento, expandiu o pipeline clínico e mais do que triplicou, internacionalmente, o número de colaboradores. Consequentemente, com o crescimento da estrutura organizacional e vontade de estar mais próxima dos seus parceiros, a Shire celebrou também a inauguração de um novo escritório na Avenida da Liberdade, em Lisboa.
“Estima-se que, no total, as doenças raras podem afetar 30 milhões de cidadãos da União Europeia. Com o nosso forte pipeline, mais de 40 programas clínicos em curso e a perspetiva de lançar mais de 30 medicamentos inovadores até 2020, em todo o mundo, estou muito otimista sobre as futuras oportunidades de impactar, de forma real e positiva, a vida de pessoas com doenças raras em Portugal”, refere Carla Benedito, nova Diretora Geral da Shire.
Carla Benedito, líder da empresa em Portugal, acredita que “só juntos podemos fazer a diferença”, justificando que “urge uma verdadeira necessidade de trabalhar em parceria para chegar a mais pessoas que vivem com doenças raras, melhorar o acesso a informação e a cuidados de saúde”.