Microsoft Ventures lança fundo para inteligência artificial

Microsoft continua a apostar na tecnologia de inteligência artificial e apresenta um novo fundo estritamente para start-ups do setor.

O fundo, que faz parte de um ramo de investimento da empresa lançado em maio, apoiará as empresas que desenvolvem tecnologia de inteligência artificial, comprometidas com o “crescimento inclusivo e impacto positivo na sociedade”, referiu Nagraj Kashyap, ex-líder da Qualcomm Ventures, que ingressou na Microsoft no início deste ano.

“As empresas deste fundo ajudarão as pessoas e as máquinas a trabalhar em conjunto para aumentar o acesso à educação, trazer-lhes novas competências e criar empregos, melhorar as capacidades das equipas de trabalho já existentes e aperfeiçoar o tratamento de doenças, para citar apenas alguns exemplos”, escreveu Kashyap.

Em setembro, a Microsoft anunciou uma grande remodelação da estrutura interna da empresa e formou uma nova equipa de engenharia e investigação com 5.000 pessoas, para trabalharem os seus produtos de inteligência artificial. O novo Microsoft AI e Research Group, liderado por Harry Shum, diretor da Microsoft Research, estabeleceu uma quarta divisão de engenharia dentro da empresa, juntamente com o Office, Windows e cloud.

O Redmond, gigante da tecnologia e parte de grupos de inteligência artificial como o OpenAI e o Partnership on AI, está empenhado em “democratizar a inteligência artificial “, como explicou o CEO, Satya Nadella, na conferência Ignite da Microsoft, onde vem agora surgir este Microsoft Ventures.

O novo fundo inclui a Element AI, uma incubadora baseada em Montreal que ajuda outras empresas a desenvolverem a inteligência artificial.

“Com as notícias de hoje, a Microsoft Ventures expande o nosso objetivo inicial de apoiar as empresas na cloud para ajudar as empresas a navegar na transformação digital”, escreveu Kashyap. “Este novo fundo fará investimentos com montantes semelhante aos investimentos anteriores da Microsoft Ventures e incluirá apenas empresas com perspetivas de fortes retornos financeiros (em oposição a organizações sem fins lucrativos ou ONGs). Esperamos que o nosso ritmo geral de investimentos acelere.”

A Microsoft Ventures anunciou investimentos recentes noutras empresas que não operam na área da inteligência artificial, como a Paxata, a xAd, a Dynamic Signal, a Tact, aZipwhip e a i3 Equity Partners.

Essas empresas já tinham anunciado os montantes que tinham levantado nas suas próprias rodas de investimento nos últimos meses. Na segunda-feira, Dynamic Signal anunciou um levantamento de 25 milhões de dólares (cerca de 23,61 milhões de euros), enquanto a Tact disse que tinha arrecadado 15 milhões de dólares (cerca de 14,17 milhões de euros). Já a xAd anunciou uma ronda de 42,5 milhões de dólares (cerca de 40,14 milhões de euros) no mês passado; a Paxata arrecadou 33,5 milhões de dólares (cerca de 31,64 milhões de euros) em outubro; a Zipwhip, com sede em Seattle, anunciou uma ronda de 9 milhões de dólares (cerca de 8,5 milhões de euros) também em outubro. E no início deste mês, a i3 Equity Partners revelou um novo consórcio, que inclui Microsoft Ventures, em que acaba de estabelecer um fundo de 20 milhões de dólares (cerca de 18,89 milhões de euros).

A Microsoft Ventures investiu até agora em 19 start-ups, desde o seu lançamento no final de maio, enquanto o primeiro fundo de capital de risco formal da Microsoft. A empresa está a apoiar novas e emergentes empresas em áreas como infraestrutura em cloud, software enquanto serviço, machine learning, segurança, inteligência artificial, produtividade e comunicações.

Comentários

Artigos Relacionados