Maior competição nacional de aplicações criadas por jovens terá lugar na Gulbenkian

O programa Apps for Good pretende que os jovens utilizem a tecnologia para resolver problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo. O evento final para eleger as melhores aplicações contará com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Na terceira edição do Apps for Good, que decorrerá durante a tarde do próximo dia 20 de setembro, as 21 equipas de alunos finalistas vão demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentando as suas ideias (Apps) que solucionam problemas reais.

O evento final contará com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Albergaria, Pedro Norton, administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, e Filipe Almeida, presidente da Portugal Inovação Social. O júri que irá avaliar as 21 aplicações finalistas será composto por elementos que representam os parceiros do programa.

As 21 equipas finalistas foram selecionadas pelo júri durante os três encontros regionais que se realizaram em junho e em julho nos Açores, em Matosinhos e em Lisboa, e que contaram com a presença de cerca de 140 equipas. No total serão atribuídos 8 prémios, uma vez que além do pódio (1º, 2º e 3º prémios) será ainda entregue o Prémio Tecnológico, o Prémio do Público e o Prémio Jovens Empreendedoras no Digital – Siemens – às três jovens alunas que mais se destacarem das equipas.

Entre as aplicações que vão estar a discutir a grande final está a “Host Family”, que permite que cada pessoa tenha no seu smartphone todo o processo dos utentes das casas de acolhimento para que possa ajudar de forma fácil e rápida, a “All About You”, em que os adolescentes poderão receber respostas a todas as dúvidas que tenham sobre a sexualidade, a “Recycle4Good”, que informa sobre a reciclagem e guia as pessoas no trajeto para os ecopontos, a “SOS Signal”, a app que pretende ser a primeira linha de apoio em caso de emergência, entre outras.

Lançado há cinco anos pelo CDI, o Apps for Good é um programa que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático. O objetivo do programa é o desenvolvimento de Apps para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

 

Comentários

Artigos Relacionados