A Ler: O Livro da Alegria
Dalai Lama e o Arcebispo Desmond Tutu, prémios Nobel da Paz, cujas vidas têm sido marcadas por agruras e sofrimentos, mas em cujos rostos habitualmente encontramos um sorriso aberto, decidiram juntar-se e responder a uma pergunta: Como encontrar alegria num mundo em constante sofrimento? O resultado está nas páginas deste livro.
Do que fala
Como encontrar alegria num mundo em constante sofrimento? Esta é a questão intemporal a que se propuseram responder dois grandes mestres espirituais do nosso tempo: Dalai Lama e o Arcebispo Desmond Tutu. Ambos viveram vidas tumultuosas e repletas de sofrimento, mas foram capazes de descobrir a paz, a coragem e a alegria a que todos podemos aspirar. A sua coragem, resiliência e esperança inabalável na humanidade inspiram milhões de pessoas em todo o mundo. Por ocasião do aniversário de Dalai Lama, estes dois grandes amigos encontraram-se na Índia.
Durante uma semana marcada pela boa disposição, refletiram sobre as suas experiências e partilharam a sua sabedoria sobre como viver com alegria perante todas as adversidades que se nos colocam. São estes ensinamentos que agora podemos encontrar nesta obra inédita, assim como um conjunto de exercícios práticos que visam ajudar os leitores a superar os obstáculos à alegria e a alcançar uma felicidade duradoura. Alguns desses exercícios são práticas que o Dalai Lama e o Arcebispo Tutu usam diariamente e que constituem âncoras das suas vidas emocionais e espirituais.
Um livro único em que dois galardoados com o Prémio Nobel da Paz partilham com o mundo os seus pensamentos, crenças e espiritualidade.
Leia os primeiros capítulos do livro.
Quem escreveu
Dalai Lama, líder espiritual do Tibete e membro da ordem do budismo tibetano Gelupa, nasceu em 1935, em Tsinghai, numa família de camponeses na aldeia de Takster, com o nome de Lhamo Dhondrub. Apenas com dois anos de idade, foi reconhecido como a reencarnação do 14.º Dalai Lama. Os Dalai Lama são vistos como reencarnações do príncipe Cherezig. Ao tornar-se líder espiritual do Tibete, assumiu o nome religioso Jetsun Jambel Ngawang Losang Yeshe Tenzin Gyatso. Doutorou-se aos 25 anos em Filosofia Budista. Em 1959, foi obrigado a abandonar o país, com a entrada das tropas chinesas. Desde esse ano, vive exilado em Dharamsala, no norte da Índia. Defensor incansável da não violência, da tolerância, do diálogo e da preservação dos recursos naturais do planeta, visitou muitos países defendendo a convivência harmoniosa entre os povos, as culturas, as religiões e a própria natureza. Foi laureado com o Prémio Nobel da Paz em 1989, como reconhecimento pela sua campanha de não violência a favor da autodeterminação política do Tibete. Os chineses foram contra essa homenagem.
Desmond Mpilo Tutu, Arcebispo Emérito da África do Sul, tornou-se um proeminente líder na luta pela justiça e pela reconciliação racial no seu país. Em 1994, Nelson Mandela nomeou-o presidente da Comissão da Verdade e da Reconciliação da África do Sul, onde foi pioneiro numa nova forma de os países progredirem, depois de terem vivido o conflito civil e a opressão. É um ícone da paz e da luta pelos direitos humanos no mundo. Em 1984, foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Paz. Vive na Cidade do Cabo, na África do Sul.
Douglas Abrams é escritor, editor e agente literário. Tem trabalhado com autores visionários que pugnam por um mundo mais equilibrado, saudável e justo. Durante mais de uma década, trabalhou com Desmond Tutu como seu coautor e editor.
Temas-chave
Desenvolvimento Pessoal; Globalização
Ficha técnica
Título: O Livro da Alegria
ISBN: 9789898855107
Edição: 02-2017
Editor: Nascente
Idioma: Português (original Inglês)
Tipo: Capa Mole
Páginas: 336