Dinamarquesa Kubo Robot vence Web Summit 2016
Depois de mais de 200 pitch, dinamarquesa Kubo Robot vence Web Summit 2016.
Ao final da manhã de ontem foram apresentados os pitch das três finalistas, Kubo Robot, a SoilTron e a PapayaPods.
Depois de mais de 200 pitch em três dias, entre os quais 31 de startups portuguesas, a dinamarquesa Kubo Robot era anunciada como a grande vencedora.
O júri foi composto por Theresia Gouw, sócia fundadora da Aspect Ventures, Steve Anderson, fundador da Baseline Ventures, e por Marcus Segal, sócio do acelerador Y Combinator.
O prémio em jogo eram 100 mil euros de investimento entregues pela Portugal Ventures, bem como a possibilidade de beneficiar da rede de netwoking nacional e internacional de investidores, empresas e outros desta entidade em Silicon Valley, na Costa Leste dos Estados Unidos, na Alemanha e no Reino Unido.
A Kubo Robot nasceu no Laboratório de Tecnologia Social da Universidade da Dinamarca do Sul. Este consite num robô educacional que pretende ensinar as crianças a programar ao aprenderem a controlar este robô através de cartões com ordens diretas que este segue, ou seja, a base da programação.
Já a SoilTron vem do Chipre pelas mãos de um jovem estudante de engenharia de 19 anos, com uma tecnologia que pretende extrair energia elétrica ilimitada a partir do solo e com possibilidade de várias aplicações.
A PapayaPods teve a Suíça como berço e consiste numa plataforma gratuita que se propõe a melhorar o processo de aluguer de quartos e apartamentos, com a integração total online, e que pretendem ser utilizada por quem tem casas para alugar e por quem procura uma.
Em 2014 a start-up vencedora do Web Summit foi a portuguesa Codacy.