Knok e Fórum Saúde Século XXI querem levar telemedicina a mais portugueses
A Knok e o Fórum Saúde Século XXI uniram esforços para promover o acesso aos cuidados primários através da telemedicina.
A start-up especializada em tecnologia e prestação de serviços clínicos por videoconsulta e o Fórum Saúde Século XXI anunciaram uma parceria para dar a conhecer e aproximar o conceito de telemedicina aos principais atores do sistema de saúde português.
Assim, e na sequência desta parceria, irão ser realizadas várias iniciativas para pôr em prática aquele objetivo entre as quais um estudo-piloto, que decorrerá ao longo de seis meses, através do qual, além do enfoque dado aos cuidados de saúde primários a populações mais vulneráveis, pretende-se também recolher vários indicadores de saúde que vão permitir uma avaliação dos resultados não só numa lógica meramente clínica, mas também numa perspetiva de valor em saúde acrescentado (value-based healthcare).
Desta forma, a Knok, enquanto especialista em telemedicina, e o Fórum, como ponte de ligação para os principais stakeholders do setor da saúde em Portugal, unem esforços “para demonstrar que a telemedicina pode e deve ser uma opção de primeira linha, especialmente na proteção das populações mais vulneráveis, referem as empresas em comunicado.
Refira-se que o Fórum Saúde Século XXI, fundado em 2014, é uma organização economicamente independente e não subordinada a qualquer tipo de interesses comerciais ou corporativos, sejam eles públicos ou privados, que se assume como um espaço de debate livre e aberto.
Por sua vez, a Knok foi criada em 2015, por José Bastos e João Magalhães, tem uma base de 1.2 milhões de pacientes e atua na prestação de serviços de videoconsultas. EuropAssistance, AdvanceCare, Medicare, o Grupo Lusíadas Saúde ou a NOS Telecomunicações, entre outros, são alguns dos nomes que estão na sua lista de parceiros. A Knok está presente no Brasil, África do Sul e Angola e é um fornecedor de serviços acreditado da NHS do Reino Unido