O jovem empreendedor que criou uma empresa com uma abordagem da velha guarda
Joshua Stevens é empreendedor desde os 13 anos, altura em que começou a importar motas chinesas e a revendê-las no Reino Unido pelo dobro do preço. Hoje, com 28 anos, está à frente de uma empresa que vai faturar 17 milhões de euros em 2017.
Fundada em 2013, a empresa de Joshue Stevens, a One Retail Group, é fruto do espírito empreendedor do seu fundador, que deu os seus primeiros passos enquanto “homem” de negócios com apenas 13 anos, altura em que queria comprar uma scooter.
Com a ideia de pagar o mínimo possível pela mota, Stevens descobriu que a fábrica que produzia este tipo de veículos era chinesa. Depois de pesquisar encontrou informações sobre o fabricante e contactou-o. Eventualmente conseguiu comprar a mota – que na altura custava o dobro no Reino Unido – mas, em vez de usufruir da sua nova compra, Stevens vendeu-a. Com o lucro da mota, o jovem empreendedor comprou mais duas.
Um ano depois Joshua começou a importar telemóveis da China. O que inicialmente fora apenas um método para conseguir uma mota mais barata, tornou-se num negócio rentável. Nesta altura, Stevens ainda não sabia mas as competências que tinha desenvolvido a lidar e a comunicar com os fabricantes seriam essenciais para o One Retail Group.
Aos 16 anos, o negócio tinha-se expandido e incluía motas, consolas e telemóveis. Já com o seu pequeno negócio montado, Joshua decidiu começar a comprar leitores mp3 diretamente do Japão. Infelizmente para o adolescente, o fabricante ficou com o dinheiro e não lhe entregou os aparelhos.
Depois desta lição, Stevens não se deixou vencer e, um ano depois, já tinha recuperado o dinheiro e conseguido pagar a sua licenciatura em Business and Computing, na Warwick University.
Depois de licenciado, o empreendedor mudou-se para a cidade onde se tornou um negociante de títulos e ações. Após dois anos na empresa, desistiu do trabalho. Percebeu que não era feliz a trabalhar para alguém e que o seu objetivo era criar o próprio negócio.
Com 24 anos decidiu pôr em prática o que tinha aprendido ainda em adolescente. Depois de uma rápida pesquisa de mercado, o recém-desempregado descobriu que havia uma tendência de consumo entre as celebridades da altura, o óleo de argão. E foi a partir daí que Stevens começou a criar a sua nova empresa. O óleo de argão foi o primeiro produto da One Retail Group.
Um dos erros dos empreendedores hoje em dia é não prestarem a devida atenção às oportunidades que estão à sua frente. Stevens, ao contrário da maioria, guia-se por essas oportunidades. Dois exemplos de grandes negócios conseguidos pela sua empresa foram as cheias do Reino Unido, em que Stevens apostou na compra de desumidificadores, e no surto do vírus Zika, em que o empreendedor apostou em pulseiras repelentes.
Quatro anos depois, a empresa já não tem dívidas e nunca precisou de empréstimos ou investimentos. Atualmente, a One Retail Group despacha mais de duas mil encomendas por dia para sete países diferentes (Reino Unido, Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Espanha e Canadá).
A história deste empreendedor é um exemplo: “não dificultar aquilo que pode ser simples”. Foi com este mindset que Stevens desenvolveu as suas capacidades enquanto empreendedor e criou uma empresa milionária.