Irlanda é o país europeu mais atento às criptomoedas, assegura estudo

Adoção de criptomoedas na Europa ainda está longe do resto do mundo, mas há um país que se destaca pela sua curiosidade face ao tema: a Irlanda. A análise é da plataforma Gemini.

Uma pesquisa recente da Gemini, citada pela Euronews, indicia que a Europa está a ficar para trás na adoção de criptomoedas. De acordo com esta plataforma internacional, apesar de 2021 ter sido um ano inovador no que concerne à adoção de criptomoedas, os países europeus ainda não acompanham o nível de adesão verificado noutras regiões do mundo.

Cerca de 17% dos europeus aderiram às criptomoedas, uma percentagem inferior aos 23% da média global. Nos Estados Unidos, os valores foram na ordem dos 18% e na Austrália 20%.

Realizada junto de 29.293 adultos, em 20 países, a pesquisa procurou avaliar a consciencialização das pessoas acerca das criptomoedas, as motivações para possui-las e negociá-las ou ainda as barreiras para comprá-las, entre outros indicadores. Os países europeus mais pesquisados ​​foram a Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Noruega, Reino Unido.

Globalmente, a Gemini constatou, que em 2021, 41% dos detentores de criptomoedas compraram pela primeira vez. Já no continente europeu, 40% dos possuidores de criptomoedas também investiram pela primeira vez no ano passado.

Do conjunto dos países englobados na análise, a Irlanda foi o que somou o maior número de pessoas “curiosas” com as criptomoedas, ou seja, pessoas interessadas em aprender mais sobre o tema e potenciais investidores nos próximos meses. A percentagem de irlandeses com este perfil atingiu os 58%. Por sua vez, na Alemanha atingiu os 53% e no Reino Unido os 49%.

Preocupações com segurança (35%) e o não saber como comprar ou manter criptomoedas (34%), foram duas das razões apontadas pelos inquiridos para ainda não terem aderido à moeda virtual. Os europeus são menos propensos do que os consumidores de outros mercados a ver a criptomoeda como o futuro do dinheiro, 19% comparativamente aos 38% globais.

Este ano a adesão às criptomoedas na Europa parece ser menor. De acordo com a pesquisa, apenas 7% das pessoas que ainda não compraram criptomoedas planeia fazê-lo.

Comentários

Artigos Relacionados