Instituto Pedro Nunes procura 10 empresas na área da saúde digital
As empresas participarão em projetos-piloto no setor da saúde digital. A iniciativa do IPN decorre no âmbito do projeto HealthChain.
O Instituto Pedro Nunes (IPN), no âmbito do projeto HealthChain, está à procura de 10 pequenas e médias empresas (PME) para participarem em projetos-piloto inovadores na área da saúde digital. O HealthChain é um projeto europeu, financiado pelo Instrumento I3, que reúne os setores público e privado em ecossistemas regionais. A colaboração entre membros do ecossistema, organizações de cuidados de saúde e empresas de TI visa desenvolver soluções de saúde digitais.
Esta iniciativa visa aprimorar a qualidade dos serviços de saúde para os cidadãos e impulsionar a competitividade das PME neste setor, destaca o IPN. Os interessados podem candidatar-se até 16 de fevereiro de 2024, no site da HealthChain. Têm de estar localizados num dos países onde foram lançados os desafios, ou seja, Portugal, Espanha, Eslovénia, Croácia e Países Baixos.
No caso português, o desafio proposto às PME envolve o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (VHUC) e prende-se com o Reabilitar@mente (efetividade de programas de reabilitação cognitiva para idosos hospitalizados) e o RecoMed (conciliação de medicamentos em formato digital da lista de medicamentos habituais para pacientes internados no serviço de cirurgia plástica e queimaduras). Refira-se que o IPN, enquanto Ecosystem Supporter, desempenha um papel importante na ligação entre o CHUC e o tecido empresarial.
A seleção das empresas será baseada na excelência, alinhamento com os desafios e compromisso de exploração. Os benefícios disponibilizados às PME incluem apoio comercial do ecossistema e de outras empresas de TI no âmbito do consórcio; acesso a financiamento ( até 81.320 euros -70% reembolsado pela Comissão Europeia); e a oportunidade de estabelecer redes com outras PME europeias e explorar oportunidades para projetos futuros.