Inovação greentech aumenta a nível global

Empreendedores e investidores estão ativamente a promover o ecossistema greentech. Promovido pela Net Zero Insights, e divulgado pela EU-Startups, o relatório European Greentech aponta para que este setor seja um dos com maior perspetiva de inovação.

O relatório desenvolvido pela com o objetivo analisar o cenário europeu de greentech no último mês, constata que esta é uma das áreas com maior potencial de crescimento no universo das start-ups. Trata-se inclusive de um setor de mercado com grande capacidade de influenciar o futuro e ao qual investidores e empreendedores estão particularmente atentos.

O greentech envolve a utilização de tecnologia com um impacto ambiental positivo e refere-se a empresas e start-ups com uma abordagem de redução das emissões de carbono de combate à poluição, em suma, um conjunto de ações que contribuam para um planeta mais sustentável.

Os dados do último relatório European Greentech, relativos a novembro, denotam segundo a Net Zero Insights, uma redução de financiamento, depois de um mês de outubro em alta nesta matéria. No total, em novembro, as start-ups europeias que atuam nas áreas do clima e do greentech captaram cerca de mil milhões de euros, montante significativamente abaixo dos 5,2 mil milhões de euros registados no mês de outubro. Responsáveis pela captação de 78% do financiamento na Europa, estiveram países como a França, Alemanha e Reino Unido.

Apesar de na Europa os valores de investimento terem sido mais reduzidos que os verificados, por exemplo, nos Estados Unidos, registaram-se mais negócios, ou seja, 99 na Europa, contra os 93 concretizados nos EUA. Refira-se que na Europa, as três principais rondas foram protagonizadas pela Verkor, em França, com 241 milhões de euros, pela Volta Trucks, na Suécia, com 58 milhões de euros, e pela The Modern Milkman, no Reino Unido, com 55,9 milhões de euros.

No retrato que faz do ecossistema europeu, o relatório constata que a agenda de investimentos no clima e em greentech está na lista de prioridades quer do setor público quer do privado. As venture capital e start-ups europeias têm trabalhado para dar vida a soluções inovadoras, e a análise da Net Zero Insights destaca o compromisso do European Investment Fund (EIF) ao mobilizar 2,5 mil milhões de euros de investimento em ações climáticas e de sustentabilidade ambiental através de cinco fundos de capital próprio.

Comentários

Artigos Relacionados