Inovação: Corticeira Amorim recicla excedentes da Nike e transforma-os em pavimento

A Corticeira Amorim lançou novo produto que combina cortiça com excedentes de produção da indústria do calçado da Nike. Resultado: um subpavimento durável, anti-vibração e com isolamento térmico e acústico.
A parceria entre a Amorim Cork Composites (unidade de negócio de compósitos de cortiça da Corticeira Amorim) e a Nike, concretamente a Nike Grind, resultou num projeto que combina reciclagem e sustentabilidade. Trata-se do lançamento do novo subpavimento Go4cork Blend onde são combinados cortiça e excedentes de produção da indústria de calçado daquela marca.
Produzido pela Amorim Cork Composites (unidade de negócio que desenvolve produtos, soluções e aplicações para algumas das indústrias mundiais mais exigentes), e com materiais da Nike Grind, este produto pretende ter um impacto positivo no ambiente através da criação de uma solução sustentável, tendo por base os princípios da economia circular.
A Amorim Cork Composites utilizou na composição Go4cork Blend compósitos de cortiça e espuma de EVA, proveniente dos excedentes do processo de fabrico de calçado. Esta solução, explicou a corticeira, assenta numa formulação que visa proporcionar um elevado desempenho ao subpavimento, devido às características únicas que a cortiça confere a esta aplicação, concretamente durabilidade, conforto, impermeabilidade, anti-vibração e isolamento térmico e acústico.
Além disso, de acordo com um estudo realizado pela consultora EY, o balanço de carbono do subpavimento Go4cork Blend com Nike Grind é negativo, representando -5.5kg CO2 eq/m2, ou seja, o produto promove um sequestro de carbono no montado que é superior às emissões de CO2 que resultam da sua produção.
O subpavimento Go4cork Blend com Nike Grind pretende, desta forma, ter um impacto positivo no ambiente, através da criação de uma solução sustentável para o setor da construção.
Segundo a empresa, o estudo de Ciclo de Vida do subpavimento Go4cork Blen foi conduzido segundo uma abordagem cradle-to-gate, contemplando os impactos ambientais de todas as atividades, desde a extração da matéria-prima, passando pela produção de todos os componentes, até à porta da fábrica.
A propósito desta inovação, António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, salientou o facto “do produto refletir uma aposta contínua da Corticeira Amorim na área da economia circular, assumindo a sustentabilidade como um compromisso e como um dos pilares estratégicos da atividade da empresa”. No futuro, acrescentou, “Amorim Cork Composites vai continuar a acrescentar valor à cortiça de forma competitiva, diferenciadora e inovadora”
A Nike Grind, refira-se, é, globalmente, um programa de sustentabilidade que ajuda a transformar desperdícios de fabrico da Nike em materiais reciclados. Assim, borracha, espuma, fibras, couro e tecidos são recolhidos e reutilizados ou processados em materiais designados Nike Grind. O objetivo é eliminar o desperdício e fechar o ciclo de vida dos produtos da Nike.