Incubadora Test Bed 5G tem 8 milhões de euros para apoiar 165 pilotos de start-ups tecnológicas
O consórcio, que é liderado pela NOS e tem a Sonae MC e a Wells como copromotores, vai dedicar-se a quatro áreas, nomeadamente indústria, retalho, saúde e smart cities.
A NOS anunciou o lançamento do Test Bed 5G, num investimento que vai ultrapassar os 8 milhões de euros. O objetivo, explicou a operadora de telecomunicações no evento que assinalou o primeiro aniversário do Nos Hub 5G, é apoiar as start-ups e pequenas e médias empresas no desenvolvimento de produtos e serviços e, no espaço de três anos, desenvolver até 165 produtos ou serviços que usem a rede de nova geração.
O consórcio, que é liderado pela NOS e tem a Sonae MC e a Wells como copromotores, vai dedicar-se a quatro áreas: a indústria, o retalho, a saúde e smart cities.
O Test Bed 5G quer ainda fomentar a colaboração e a transferência de conhecimento, ao ligar grandes empresas a start-ups e PME e contribuir para um ecossistema empreendedor mais robusto.
O NOS Hub 5G, lançado em julho de 2022, já divulgou 38 casos de uso 5G, desde plataformas de smart cities como estacionamento inteligente, análise de tráfego, gestão de resíduos ou iluminação inteligente, até aplicações de telessaúde, produtos para a indústria de assistência remota com realidade aumentada ou experiências imersivas para turismo, entre outros.
Segundo o Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, “o NOS Hub 5G foi, sem dúvida, um passo importante neste percurso, mas queremos continuar a percorrer esta via com uma série de novos projetos de inovação como a Test Bed 5G. Acreditamos que este é o caminho para a transição digital e para uma maior competitividade da nossa economia. Segundo o estudo ‘Impact of 5G on Portugal’, o 5G e tecnologias adjacentes irão gerar cerca 17 mil milhões de euros até 2035 em território nacional. Com o nosso trabalho e investimento queremos ajudar as organizações a usufruírem desse potencial”.
Recorde-se que a NOS lançou as primeiras ofertas 5G no final de novembro de 2021, após o final do leilão, em outubro desse mesmo ano. Nos próximos anos, revela a operadora, prevê um investimento de mais 110 milhões de euros.
Além dos investimentos no desenvolvimento da rede e no Nos Hub 5G, a operadora investiu também no fundo Nos 5G, que desde a sua criação – há dois anos – levou a cabo cinco investimentos.
As candidaturas à incubadora Test Bed 5G já abriram.








