Impresa e Nova IMS criam laboratório de dados e IA para combater desinformação

A parceria entre o grupo de comunicação social e a Nova IMS visa desenvolver projetos para ajudar a combater a desinformação. A iniciativa designa-se Media & Analytics Lab.
O Media & Analytics Lab é uma iniciativa que resulta da parceria entre o grupo Impresa e a NOVA Information Management School (NOVA IMS), apresentada esta semana. Localizado nas instalações do Grupo Impresa, este novo laboratório, que une data science e inteligência artificial ao setor dos media, ambiciona ser um centro de excelência para a inovação e a aplicação prática de análise de dados no jornalismo e na comunicação social.
“Numa era global onde as notícias falsas são vistas como uma ameaça séria às democracias, este laboratório equipa os nossos jornalistas com ferramentas essenciais de Ciência de Dados e IA, cruciais no combate à desinformação e na promoção de um jornalismo rigoroso e fundamentado”, afirmou Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa. Acrescentou ainda que “além do jornalismo, a parceria serve também para identificar soluções para os principais desafios dos media hoje em dia, tais como a relação dos jovens com as notícias e os novos hábitos de consumo de media”.
O protocolo, assinado durante a 2.ª edição do Data With Purpose Summit, reforça, assim, a importância do estabelecimento de parcerias entre o mundo empresarial e académico para o desenvolvimento de soluções que permitam dar uma resposta aos desafios da sociedade atual.
O acordo de colaboração entre a Nova IMS e a Impresa prevê o desenvolvimento de um conjunto de projetos de pesquisa aplicada e a implementação de programas avançados de formação – incluindo o primeiro curso de Data Journalism em Portugal – além de programas de desenvolvimento profissional para os colaboradores do Grupo Impresa ministrados por especialistas da NOVA IMS.
Miguel de Castro Neto, diretor da NOVA IMS, sublinhou que “a capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados de forma eficiente é crucial num mundo onde os dados são produzidos a uma velocidade e volume sem precedentes”, e que “estas tecnologias garantem uma verificação rápida e fidedigna da veracidade das informações, o que é fundamental na luta contra a desinformação, um dos grandes desafios do nosso tempo”.