IKEA: mudança de CEO e uma nova aceleradora para a gigante sueca

A multinacional sueca vai mudar de CEO e vai criar um novo programa de aceleração que vai acolher start-ups que queiram arranjar soluções para os problemas do dia a dia.

Jasper Brondin será a partir de setembro, o novo CEO e presidente do Grupo IKEA, sucedendo Peter Agnefjäl que está no cargo desde 2012. O sucessor é o atual diretor executivo do IKEA da Suécia, a sede do império da gigante de retalho.

Brondin vai dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela multinacional sueca de se tornar líder mundial no retalho multicanal de imobiliário e decoração para a casa.

Peter Agnefjäl completa assim um ciclo de cinco anos à frente do grupo e esclarece que “é o momento certo para mudar. Ao longo deste tempo, a IKEA tornou-se uma parte muito importante da minha, vida pessoal e profissional. Antes de pensar em novos desafios, quero dedicar-me à minha família e desfrutar de mais momentos juntos. Vou continuar a ser um grande fã da IKEA e a acompanhar o sucesso e crescimento desta empresa fantástica, pelo talento de todos os seus colaboradores”.

O grupo sueco não só vai mudar de presidente, como também vai lançar uma aceleradora para start-ups que criem soluções para os problemas do dia a dia. Este novo programa com base na Suécia vai oferecer 20 mil euros, alojamento, um espaço de coworking e ainda um programa de orientação personalizado para as soluções que as start-ups possam querer desenvolver.

Apesar do programa ter apenas três meses, a multinacional do setor do retalho referiu ter interesse em dar continuidade à parceria com as start-ups que integrarem o programa. O mais provável é a parceria continuar através de um investimento nas start-ups. O grupo sueco pode também tornar-se cliente ou possivelmente licenciar a tecnologia desenvolvida pelas microempresas que vão fazer parte da aceleradora.

Este novo programa vai ter a cooperação da Rainmaking, uma associação mundial que junta empreendedores com o objetivo de inovar e criar mudanças positivas no mundo através do empreendedorismo. Alex Farcet, membro da Rainmaking, referiu acreditar que “o impacto e o tamanho do IKEA juntamente com os nossos contactos e experiência de construir start-ups e programas inovadores vai criar um ótimo ambiente para as start-ups” que se juntarem à nova aceleradora.

O novo programa começa dia 18 de setembro e termina a oito de dezembro deste ano. As inscrições estão abertas até dia seis de agosto. Saiba mais sobre este programa.

Comentários

Artigos Relacionados