IBM França lança Scale Zone para ligar start-ups e empresas

A IBM França terá um espaço dedicado à industrialização de projetos inovadores, envolvendo start-ups e empresas. Esta primeira temporada é dedicada à Internet dos Objetos (IoT) e é patrocinada pela francesa Sigfox.

Uma incubadora? Não. Uma aceleradora? Também não. Eis a “escaleradora”, um novo conceito criado pela IBM França para fazer crescer as start-ups, ligando-as aos grandes grupos. Trata-se da “Scale zone”, que foi inaugurada no início de fevereiro, na sede da empresa em Bois-Colombes, Paris.

Diferença? “Na Scale zone vamos industrializar os projetos das start-ups em colaboração com grandes clientes da IBM. Vamos ajudar a passar dos POC (provas de conceito, experiências, NDLR) à industrialização”, explica Nicolas Sekkaki, presidente da IBM França.

Para o efeito, as start-ups promovidas (uma dezena de cada vez, acompanhadas durante seis meses) serão apoiadas por dois especialistas, um em tecnologia, o outro nos negócios. “Vamos colocá-las em ligação com empresas que têm problemas de negócio e de organização para ajustar”, acrescenta o responsável.

A ideia nasceu de uma constatação simples: as start-ups e as empresas querem colaborar. Infelizmente, os empreendedores jovens têm muitas vezes dificuldade em implementar os projetos à escala industrial. Poucas iniciativas conjuntas vão para além da fase experimental. Com efeito, as boas ideias envolvem uma modificação profunda na organização que é imposta pela industrialização.

A IBM vai, portanto, fazer de intermediário entre as start-ups e os grandes grupos seus clientes, colocando os seus especialistas (os 700 pesquisadores em França, por exemplo) e as suas ferramentas (cloud, IA do Watson…) à disposição. As soluções desenvolvidas destinam-se a ser comercializadas no Marketplace da IBM, mas as start-up não assinarão cláusulas de exclusividade com o gigante americano. No âmbito desta iniciativa, a IBM afirma que vai colaborar com 140 start-up em França.

SIGFOX, primeiro parceiro

A primeira promoção conta com 11 start-ups patrocinadas pela Sigfox. Entre as start-ups encontram-se a Skiply, que construiu uma ferramenta de gestão visual. A start-up vê a sua integração na Scale zone como uma forma de mostrar a sua “credibilidade”. “Precisamos de patrocinadores estabelecidos que nos ajudem a passar dos POC e entrar numa abordagem industrial”, afirma Jérôme Chamblard, o seu fundador.

O mesmo se aplica à jovem empresa Save Code. “Temos um problema, somos muito pequenos”, explica o seu fundador Christophe Meunier-Jacob. “É difícil aceder aos grandes clientes e assinar contratos, especialmente porque não temos um grande serviço jurídico”, acrescenta.

Ludovic le Moan, CEO da Sigfox, incentiva as start-ups a provar a sua ambição. “É preciso pensar grande, sem arrogância, com humildade total”, aconselha.

 

 

Comentários

Artigos Relacionados