Iberdrola e bp pulse criam empresa ibérica para carregamento elétrico rápido

A empresa que resulta da joint-venture entre a Iberdrola e a bp pulse vai investir mil milhões de euros na criação de uma rede de carregamento público na Península Ibérica.

A Iberdrola e a bp pulse anunciaram o lançamento de sua joint-venture através da qual pretendem criar uma rede de carregamento elétrico público de alta velocidade em Portugal e Espanha. Promover o acesso dos utilizadores de veículos elétricos a uma infraestrutura de carregamento de alta velocidade é o objetivo. A nova empresa começa a atividade com mais de 300 pontos de carregamento públicos. Contudo, planeia investir mil milhões de euros na criação de 5.000 pontos de carregamento até 2025 e 11.700 até 2030 alimentados por energia 100% renovável.

A Iberdrola oferece serviços integrais de mobilidade para cobrir todas as necessidades dos utilizadores de veículos elétricos, com uma infraestrutura de carregamento residencial, empresarial e público, incluindo soluções para o transporte urbano e pesado. Por sua vez, a bp tem uma rede de 1300 estações de serviço, a maioria das quais pode ser utilizada como centro de carregamento, em Portugal e Espanha.

A joint venture tem sedes independentes em Madrid e no Porto, e será dirigida pelo diretor-geral Pablo Pirles, da Iberdrola, e Elena Melia, CFO, da bp. “Através desta aliança, faremos do carregamento público ultrarrápido uma realidade acessível a todos os cidadãos, uma vez que a elevada velocidade da nossa rede nos permite obter uma autonomia de até 200 quilómetros em apenas alguns minutos de carregamento. O nosso objetivo é promover o arranque definitivo da utilização de veículos elétricos e, além disso, fazemo-lo com energia 100% renovável, através da utilização de certificados de garantia ou de origem, contribuindo para acelerar a transição energética”, explicou Pablo Pirles.

Comentários

Artigos Relacionados