Hotéis chineses usam chip para supervisionar o trabalho de limpeza

As autoridades de saúde chinesas estão a ultimar um novo sistema de supervisão inteligente para controlo do trabalho de limpeza nos hotéis, com um chip inserido nas ferramentas de limpeza e nas estruturas das camas.

Lançado no início de 2020 e testado em 12 hotéis desde dezembro de 2020, o novo projeto de supervisão e controlo de limpezas visa tornar mais eficiente e seguro processo garantido que os padrões de higiene necessários são cumpridos. Consiste na aplicação de um chip nos utensílios de limpeza e na estrutura das camas, chip esse que permitirá controlar a eficácia da limpeza efetuada pelos funcionários do hotel.

O projeto está a ser implementado na zona de Xiacheng, na província de Zheijang, no Leste da China, e a ser acompanhado pelas autoridades de saúde locais.

Ainda em fase piloto, existem, contudo, alguns pormenores a melhorar, revelaram ao Global Times os hotéis que estão a testar mecanismo. Um desses pormenores diz respeito à adaptação do chip nos utensílios de limpeza. Por exemplo, se um utensílio for indevidamente usado e/ou a limpeza for mal efetuada, essa informação será disponibilizada no banco de dados do hotel, bem como no banco de dados do Governo local, para uma inspeção futura.

Outro aspeto tem a ver com a funcionalidade do chip, porque de acordo com o diretor do Hangzhou Tianlai Holiday Inn, um dos hotéis onde o sistema está a ser testado, o chip nem sempre funciona bem, ou seja, pode não responder quando é colocado no local errado ou quando é carregado de longe. Por  último, outra vertente a melhorar prende-se com o tamanho do chip, que tem cerca de cinco centímetros de comprimento o que é considerado muito grande. Por isso, o fabricante já está a trabalhar numa forma de o reduzir sem comprometer as suas funcionalidades.

Os hóspedes também podem verificar se os seus quartos estão devidamente limpos através de um sistema de QR code. Um dos problemas associados a este sistema prende-se com questões de privacidade uma vez que muitos clientes receiam que o chip possa recolher imagens, apesar de os seus responsáveis garantirem que não tem nenhuma câmara acoplada.

De um modo geral, e apesar destas preocupações, a maioria dos hóspedes entrevistados sobre este novo sistema de controlo de limpeza nos hotéis garantiu que os seus quartos estavam bem limpos e que se sentiam seguros nesta fase em que a pandemia continua a ser motivo de preocupação.

Comentários

Artigos Relacionados