Hitachi Digital Services e OneThird criam solução digital para combater desperdício alimentar
Otimizar a gestão logística de alimentos frescos é o objetivo da solução desenvolvida pela Hitachi Digital Services e pela OneThird para combater o desperdício alimentar.
A Hitachi Digital Services em Portugal apoiou a OneThird no desenvolvimento de uma solução inovadora para combater a crise global de desperdício alimentar. Trata-se de uma plataforma de dados em tempo real, com utilização centrada em supermercados, que contribuirá para cadeias de abastecimento alimentar mais inteligentes e flexíveis. De acordo com as empresas, a solução permite evitar o desperdício de, pelo menos, 25% dos produtos frescos, poupando ao mesmo tempo nos custos associados a essas perdas.
A OneThird desenvolveu um scanner portátil com capacidade para analisar os produtos a nível molecular, recorrendo à observação do teor de água, açúcar e amido. Este trabalho é possível pela tecnologia não-destrutiva de deteção por infravermelhos e algoritmos de Inteligência Artificial, prevendo assim o prazo de validade dos produtos frescos.
Recorrendo às capacidades de desenvolvimento cloud da Hitachi DS, os dados relativos à validade estimada dos produtos ficam disponíveis em tempo real, permitindo que todas as partes envolvidas no processo decidam sobre o destino final dos produtos frescos no retalho ou os redirecionem para fins alternativos, como a congelação a seco ou a transformação em sopas e molhos. Além disso, as informações permitem aos retalhistas escolher as melhores rotas de distribuição com base no prazo de validade dos produtos e nas especificações dos clientes, ou encaminharem os artigos para bancos alimentares ou para processamento, em vez de serem rejeitados pelos compradores devido ao prazo de validade reduzido.
Esta solução digital já está disponível para ser utilizada por quem trabalha em toda a cadeia de abastecimento alimentar, desde produtores a distribuidores. Além disso, vários retalhistas europeus estão atualmente em negociações para instalar a tecnologia nas lojas, depois de terem colocado em uso o scanner nas suas cadeias de abastecimento.
Refira-se que, atualmente, cerca de 1/3 da produção alimentar a nível mundial é desperdiçada, com custos financeiros que ascendem a cerca de 1 bilião de dólares por ano.