Hackathon promove soluções tecnológicas para um turismo sustentável

O turismo está no centro do hackathon promovido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, e pela Planetiers. As candidaturas são até à próxima quinta-feira. O evento final está marcado para 2 de maio.

O NEST – Centro de Inovação do Turismo tem a decorrer as candidaturas para o hackathon do “Mind The Tourism – Mind your footprint, mind your health”, um programa de inovação organizado em conjunto com a Planetiers e a Universidade Nova de Lisboa, através da ToHo – Plataforma de Turismo e Hospitalidade e da NOVA Impact.

Os participantes serão desafiados a desenvolver soluções tecnológicas dentro das áreas de sustentabilidade, segurança, saúde e bem-estar para o setor do turismo. As candidaturas para participantes individuais estão abertas até à próxima quinta-feira, dia 15 de abril, e as de equipas (entre 3 e 5 pessoas) até dia 20.

O Mind The Tourism, recorde-se, foi criado para mapear oportunidades de inovação no turismo e promover a criação de soluções tecnológicas de base sustentável, prontas a testar no mercado. O programa quer juntar vários stakeholders da indústria do turismo em torno da inovação sustentável, desde PME, a start-ups, comunidade académica, corporates e profissionais que vão identificar e trabalhar as maiores oportunidades do turismo dentro dos três vetores da maratona virtual.

A partir do dia 26 de abril, as equipas terão acesso a workshops e coaching sessions de preparação. A maratona será de 30 de abril e a 2 de maio, dia em que acontece o pitch final no qual serão escolhidos os vencedores.

“Encontramos na sustentabilidade e na tecnologia oportunidades para o turismo do futuro. É neste contexto que criamos o Mind The Tourism, para descobrirmos os maiores desafios e dar às PME e start-ups um ponto de encontro para crescerem juntas. As PME na discussão do que são esses desafios e as start-ups na criação rápida e inovadora de soluções de base tecnológica que ajudem a preparar o setor para um futuro mais sustentável”, frisou Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.

Comentários

Artigos Relacionados