Gulbenkian entra no capital da start-up Maze

Pela primeira vez a Fundação entra no capital de uma start-up. A Maze é a parceira estratégica para o investimento.
A Fundação Calouste Gulbenkian anunciou ontem a entrada no capital social da MAZE, uma start-up de investimento de impacto. Esta opção da Fundação integra-se no seu plano para a área de inovação social, na qual prevê investir cerca de 10 milhões de euros nos próximos cinco anos. A entrada no capital social da start-up realizou-se através de uma golden share, uma ação de categoria especial que proporciona um voto privilegiado em questões estratégicas que assegurem a sua missão social.
Com esta parceria, a Gulbenkian passa a integrar formalmente aos órgãos sociais da start-up com o objetivo de manter uma ligação institucional de longo prazo com a MAZE.
A empresa já era apoiada pela Fundação desde 2013, ano em que foi criada, na altura ainda como Laboratório de Investimento Social. Ao longo destes anos, os apoios financeiro, estratégico e operacional que recebem já permitiram à MAZE capacitar mais de 60 organizações para o investimento, mobilizar cerca de 5 milhões de euros em investimento privado e lançar quatro Títulos de Impacto Social.
Inicialmente uma associação sem fins lucrativos, a MAZE tornou-se recentemente na MAZE Impact S.A. A sociedade irá reinvestir a totalidade dos seus lucros nas próprias atividades da empresa, sustentando a sua missão no longo prazo.