Go4Partners liga start-ups a novos projetos

A CEO da Go4Partners, Katya Ivanova, partilha a sua experiência na criação de um projeto que pode ajudar as start-ups a continuarem a crescer nesta altura de estado de emergência.
“Literalmente do dia para a noite, empresas de vários setores tiveram que suspender a sua atividade, a não ser que tivessem um serviço móvel, online ou remoto em funcionamento. A incerteza de quando esta quarentena vai terminar faz com que start-ups tenham mais dificuldade em fechar novos contratos, atrasando rondas de investimento, o que leva a terem pouco dinheiro em caixa para continuar as operações, gerando despedimentos, ou até mesmo a insolvência”.
É deste modo que a búlgara Katya Ivanova, fundadora e CEO da Go4Partners, analisa o cenário atual das start-ups em Portugal, numa fase em que “não têm tempo para o pipeline normal de vendas que é geralmente demorado. Isto porque o processo passa por tentar encontrar a pessoa certa para vender a solução, perceber se existe interesse no produto, budget disponível, e posteriormente alinhar a colaboração. Por outras palavras, um processo que pode demorar mais de 6 meses, em que 90% desse tempo é gasto a construir uma relação”.
A pensar nestas circunstâncias especiais, a responsável da Go4Partners faz a ponte entre start-ups e potenciais projetos. assim, todos os meses, a start-up abre a sua plataforma a novos projetos, nacionais e internacionais, em vários setores de atividade a que as start-ups se podem candidatar para poderem trabalhar com os partners da Go4Partners. Neste nomento, os desafios disponíveis são em áreas como o desporto, entretenimento, big data, segurança ou mobilidade, entre outros. A par da interligação com as start-ups, a Go4Partners também colabora com investidores e incubadoras, de forma a ajudar as primeiras a escolher o melhor percurso de crescimento
Katya Ivanova, vinda da Bulgária e residente em Lisboa, dava formação em liderança a C-Levels de empresas, e organizava eventos de networking para empresários e empreendedores para promover negócios. Foi durante estas interações que se apercebeu da falha no ecossistema de start-ups, o que a levou a criar a Go4Partners.
“O que a Go4Partners faz é estabelecer uma relação sólida com empresas maiores e com start-ups, conectando ambas quando a start-up tem a solução que a empresa maior procura, encurtando o processo da venda para menos de 1 mês. Para além da introdução, a Go4Partners ajuda a start-up a posicionar-se no mercado e a estruturar a equipa para crescer com mais clientes e potenciais investidores, explicou a fundadora e CEO do projeto.
Como exemplo de intervenção cita o caso da Heptasense que já usufrui ajuda da Go4Partners a nível internacional, como aliás explica Ricardo Santos, CEO da start-up. “É muito mais fácil fechar uma venda com uma empresa de grandes dimensões quando já estamos a falar com a pessoa certa, para um problema que já sabemos que existe, posicionando a Heptasense da melhor forma para interagir com esse cliente. A Go4Partners evita que a start-up perca oportunidades por falha na comunicação com o possível cliente, garantindo um match”.