Global Water Challenge vai investir em start-ups com soluções para os desafios da água
O Global Water Challenge é a aposta de corporate venture da Global Omnium que, em conjunto com a IBM, pretende criar o maior hub de tecnologias para o setor da água.
O GoHub, o hub de inovação aberta e de corporate venturing da Global Omnium, lançou o Global Water Challenge, uma iniciativa global que tem até três milhões de euros de investimento para cada start-up que apresente soluções que permitam criar o maior hub global de tecnologias para o setor da água.
A missão do Global Water Challenge é encontrar start-ups com tecnologias capazes de criar e escalar soluções que antecipem e resolvam os problemas do recurso mais escasso e vital: a água.
O desafio teve inicio em Nova Iorque com o lançamento do The Ultimate Water Challenge no início deste mês e pretende juntar ecossistemas de todo o mundo ao seu roteiro.
Num cenário de emergência climática e de procura pela sustentabilidade ambiental, o The Global Water Challenge parte da premissa de que o uso da inovação é fundamental para enfrentar os maiores desafios globais, como a escassez e a qualidade da água.
Tecnologias como inteligência artificial, 5G, Internet das Coisas, realidade aumentada e virtual, cibersegurança ou robótica contribuem para um uso mais eficiente dos recursos hídricos, defende a organização da iniciativa.
Por esse motivo, o desafio destina-se a start-ups que apresentem soluções deep tech disruptivas que resolvam problemas em áreas como agricultura e produção de alimentos, ofereçam soluções Smart Water com data science para uma gestão mais eficiente, procurem cuidar dos oceanos, eliminando microplásticos, promovam instalações de energia renovável, previnam desastres naturais e fenómenos como a desertificação e lutem contra a seca e o declínio das reservas.
A iniciativa destina-se a todos os ecossistemas empreendedores independente da sua localização geográfica. As start-ups com propostas aplicáveis à gestão inteligente da água, indústria 4.0 e cidades inteligentes com uma abordagem sustentável podem enviar a sua candidatura até 30 de setembro.
Entre os requisitos exigidos às start-ups estão o foco em B2B e que tenham faturação, ter um produto adequado ao mercado de seu país de origem, um modelo de negócio validado, uma tecnologia consolidada em pelo menos uma vertical, já ter trabalhado com uma grande empresa e estar em processo de levantamento de capital durante 2021 ou 2022.
Cada start-up selecionada receberá um investimento de até 3 milhões de euros através da GoHub Ventures. Além disso, terá a oportunidade de desenvolver um projeto remunerado na Global Omnium, uma das cinco mais importantes empresas de água do mundo.