Fundo de inovação dos CTT investe em start-up de inteligência artificial

O 1520 Innovation Fund lançado pelos CTT participou na ronda de financiamento da Neuralshift que desenvolve soluções tecnológicas com base em Inteligência Artificial de última geração para gerar produtos adaptados às necessidades de automatização das empresas.

O 1520 Innovation Fund (antigo Fundo Techtree) lançado pelos CTT, para apoiar atividades de inovação nas pequenas e médias empresas e start-ups, participou na ronda de financiamento da Neuralshift, uma start-up que desenvolve soluções de software empresariais com recurso a algoritmos de inteligência artificial.

“Este investimento na Neuralshift está incluído numa dinâmica de aceleração de investimentos no nosso Fundo 1520 em start-ups de elevado potencial e em áreas que são de alta prioridade na Agenda de inovação dos CTT, como é o caso da Inteligência Artificial.”, afirma Nuno Matos, diretor de Digital, Novos Canais e Inovação dos CTT, citado em documento.

A Neural Shift foi criada em 2021, no decorrer da realização das teses de mestrado de Miguel Freire e Alexandre Borges, no INESC-ID e no Instituto Superior Técnico. A start-up desenvolve soluções tecnológicas com base em Inteligência Artificial de última geração para gerar produtos adaptados às necessidades específicas de automatização das empresas.

“A Neuralshift é uma start-up que nasceu em contexto académico e que acompanhamos desde uma fase muito inicial da sua existência, devido à nossa proximidade com a comunidade científica nas Universidades. Temos tido com a Neuralshift uma relação muito produtiva de co-criação de projetos de inovação, nomeadamente de aplicação de tecnologia de Inteligência Artificial em vários domínios. Esta relação de sucesso reforça a nossa confiança no potencial intrínseco da Neuralshift e, consequentemente, na decisão de investimento”, explica Nuno Matos.

Para os CTT, esta aposta reforça a proximidade ao ecossistema de start-ups, em áreas onde o Grupo opera. Esta é mais uma start-up em que o fundo 1520 aposta e a sua operacionalização e acompanhamento será realizado através do programa de interação com start-ups dos CTT, o 1520 StartuProgram.

O Fundo 1520, com uma dotação, reforçada no final do ano passado, de 8 milhões de euros, visa investir em start-ups (seed, series A e growth) e pequenas e médias empresas, privilegiando a atuação em setores alinhados com as prioridades de atuação dos CTT, nomeadamente e-commerce, operações & logística, comunicações, fintech, retalho, publicidade e sustentabilidade. Está também prevista a possibilidade de coinvestimento, com a abertura para eventuais parcerias com redes de investidores, para promoção de partilha de oportunidades de investimento.

Desde a sua criação, o 1520 StartuProgram dos CTT  já mapeou mais de 2000 empresas, contando com 21 projetos atualmente em curso: 6 em parcerias comerciais, 15 em projetos de co-criação, 1 aquisição e 8 investimentos via Techtree, a KIT-AR, a Sensefinity, a Habit, a Fraudio, a Neuralshift, a Paynest, a Ubirider e agora a Neuralshift.

Comentários

Artigos Relacionados