Europa ultrapassa a China em número de unicórnios

O setor de tecnologia europeu atingiu as 296 empresas avaliadas em mais de mil milhões de dólares em 2021, os chamados unicórnios, ultrapassando a China pela primeira vez desde 2016.

A Europa ultrapassou a China no número de unicórnios, start-ups com uma valorização acima dos mil milhões de dólares. O continente tornou-se também este ano na região que mais cresceu na capacidade de atrair capital de risco.

Segundo um estudo da Dealroom, citado pelo Business Insider, as start-ups europeia captaram nos primeiros seis meses do ano um total de 49 mil milhões de dólares (42 mil milhões de euros) em investimento, quase três vezes mais do que no período homólogo.

O estudo mostra ainda que, desde 1990, na Europa foram criados 296 unicórnios, enquanto na China surgiram 276. Já este ano, a Europa viu “nascerem” 72 novos unicórnios – dois deles são portugueses: a Feedzai e a Remote. Na China 22 start-ups alcançaram este estatuto desde janeiro, números que colocam a Europa à frente da China pela primeira vez desde 2016.

Do outro lado do oceano, nos Estados Unidos só este ano surgiram 275 unicórnios. Em volume de investimento, foram investidos desde o início do ano nas start-ups com sede no país 140 mil milhões de dólares (119 mil milhões de euros).

Desde 1990, a nível global, foram criadas 1.601 empresas de tecnologia que conseguiram atingir o estatuto de unicórnio. A valorização global das empresas de tecnologia atingiu os 35 mil milhões de dólares (30 mil milhões de euros) Este ano, também a nível global, foram já investidos em start-ups tecnológicas 264 mil milhões de dólares (224 mil milhões de euros).

Comentários

Artigos Relacionados