Estão abertas as candidaturas ao fundo European City Facility

Até dia 30 de setembro estão abertas as candidaturas para o EUCF, o Fundo da UE para cidades, que permite aos municípios com estratégias de ação climática receber financiamento para impulsionar a sua transição energética.

A quarta ronda de candidaturas à European City Facility (EUCF) já arrancou. A iniciativa europeia prepara-se para apoiar mais 48 cidades que desenvolvam conceitos de investimento para projetos nas áreas da energia sustentável e clima.

A EUCF apresenta-se como um instrumento de apoio à consultadoria técnica, jurídica e financeira, ao qual os municípios e outras autoridades locais europeias podem concorrer. O objetivo é apoiar cerca de 200 entidades a mobilizarem investimentos locais em ações de eficiência energética e energias renováveis, através do desenvolvimento de conceitos de investimento – “um documento que traduz a ideia do projeto de investimento em linguagem financeira com objectivo de mobilizar financiamento para a sua execução”, explica a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente, responsável pela iniciativa em Portugal, com o apoio da OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste enquanto Country Expert (perito nacional).

Financiada pelo programa Horizonte 2020, a EUCF apoiou já, como resultado das três calls anteriores, 165 autoridades locais europeias, num montante total que ascende aos 10 milhões de euros. Desta vez, o orçamento disponível é de cerca de três milhões de euros, que servirão para apoiar mais 48 candidaturas.

A convocatória está aberta a todos os municípios/autoridades locais, agrupamentos, bem como entidades públicas que agregam os municípios/ autoridades locais dos Estados-Membros da UE, Estados EEE-EFTA (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e o Reino Unido.

Para concorrerem, os candidatos devem ter um plano de clima e energia sustentável, politicamente aprovado e provar uma política de compromisso com o desenvolvimento do seu conceito de investimento através de uma carta de apoio, assinada pelo presidente da câmara ou outros representantes.

O prazo para submissão de candidaturas termina a 30 de setembro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados