Está a precisar de um tempo de relax? Conheça os spas mais baratos da Europa.

Passar momentos de descontração e relaxamento num spa pode ser uma opção interessante para eliminar o stress do dia a dia laboral. Se for de férias fique com algumas sugestões do que pode encontrar na Europa.
Apesar da imagem de espaços caros e inacessíveis a algumas bolsas, alguns spas acabam por surpreender positivamente pela boa relação entre qualidade/preço. Ou seja, há spas para todos os orçamentos espalhados por vários países europeus, à espera de quem estiver de férias e queira fazer uma pausa da azáfama diária. Assim, desde a Chéquia até França, são muitas as opções para uma pausa num spa. Aproveite as sugestões da Euronews Travel e usufrua de alguns dos mais acessíveis spas europeus.
Karlovy Vary, Chéquia
A pouco mais de 130 quilómetros de Praga, Karlovy Varyy faz parte da lista do Património Mundial da UNESCO como uma das 11 grandes cidades termais da Europa. Esta pitoresca cidade alberga 15 fontes termais e é famosa pelas águas restauradoras que, desde o século XIX, têm atraído visitantes de todo o mundo.
Os visitantes podem fazer um “roteiro” pelas inúmeras propostas espalhadas pela cidade como, por exemplo, os Elisabeth Baths com mais de 120 anos de história. Os preços de entrada começam nos 5 euros. Ou ainda o Saunia Thermal Resort que possui uma piscina no telhado, mantida a 38 graus Celsius durante todo o ano. Neste, as entradas começam a partir de 27 euros, com um passe de três horas, e pode mergulhar numa espécie de “banheira gigante”, mesmo no auge do inverno.
Terme Ilidža, Bósnia e Herzegovina
A Bósnia e Herzegovina tem uma história rica e Terme Ilidža comprova-o já que ali os visitantes podem banhar-se em águas termais que datam do tempo dos romanos. A aldeia, cujo nome deriva da palavra “medicina”, alberga vários complexos de spas, com entradas a partir de menos de 5 euros por dia. É o caso do Termalna Rivijera, a cerca de 20 minutos de carro de Sarajevo, que nos seus com 15 hectares oferece piscinas termais interiores e exteriores, bem como salas de tratamento.
Vichy, França
Vichy e a cultura termal andam de mãos dadas há muito tempo e é o único destino francês a figurar na lista das Grandes Cidades Termais da UNESCO. As suas águas termais são lendárias, como as do Hall des Sources, um átrio do final do século XIX semelhante a uma estufa Art Déco. Mas não só. O Vichy Celestins Thermal Spa, com 7.500 metros quadrados, é um dos locais preferidos dos habitantes locais e dos turistas. Os passes de meio dia rondam os 35 euros por pessoa.
Heviz, Hungria
Na Hungria, as termas de Budapeste ganharam fama, mas oferta termal do país não fica pela capital. Heviz, a sudoeste da capital, é uma cidade termal única na Europa, com um lago termal com águas que não descem abaixo dos 22°C, mesmo no inverno. O Lake Spa oferece passes de três horas a partir de 11,50 euros e a maioria dos hotéis que rodeiam o lago pratica preços acessíveis.
Também é possível nadar nas águas como parte de um passeio pela reserva natural de 60 hectares de Heviz, que alberga vinhas com adegas para degustação de vinhos, bem como um trilho de nenúfares e quilómetros de percursos de bicicleta.
Cieplice, Polónia
Há séculos que as águas de Cieplice, na Polónia, são consideradas das melhores da Europa Central. Além da arquitetura notável e bem preservada, Cieplice oferece fontes termais com uma temperatura que pode atingir os 90°C. A entrada na estância termal é na ordem dos 10 euros por um passe de um dia e há cerca de 70 tratamentos à escolha, como por exemplo reumatologia. Os visitantes também podem usufruir de uma visita ao parque aquático de Cieplice, nas proximidades, com uma grande variedade de escorregas aquáticos, jacuzzis ao ar livre.
Spa, Bélgica
A menos de duas horas de carro de Bruxelas, a cidade de Spa, escondida nas florestas da região de Fagnes, possui cerca de 300 fontes naturais de água mineral fria. É também o local de nascimento da marca de água Spa, conhecida por toda a Europa. Um dos locais mais populares para relaxar é o Thermes Des Spa, um retiro no topo de uma colina que utiliza água rica em cálcio e dispõe de um espaço de banho de 800 metros quadrados aquecido a 33°C. O acesso só é permitido a pessoas com mais de 16 anos e a partir de 35 euros consegue um passe de três horas.
Banja Gornja Trepča, Sérvia
Quem viajar para a Sérvia, Banja Gornja Trepča, no centro do país, é um local a visitar. As águas da cidade são ricas em sódio e enxofre e muitos dos seus fisioterapeutas têm uma especialização particular em hidroterapia. Atomska Banja, um dos muitos spas da cidade, oferece hidromassagem – muitas vezes realizada debaixo de água – a partir de 9 euros e os seus tratamentos de drenagem linfática são conhecidos internacionalmente.
Banja Gornja Trepča é também uma das cidades termais mais baratas da Europa. A estadia num dos seus resorts começa a partir dos 15 euros por noite. O destino em si também vale a pena ser explorado. Dê um passeio pela floresta circundante composta por carvalhos, olmos e freixos brancos para adicionar à sua experiência Sérvia.