Esquiar na Europa: os melhores locais à distância de uma viagem de comboio

Quer aproveitar o que resta do inverno para praticar esqui na Europa? Então deixe o carro e o avião e aproveite as melhores rotas ferroviárias para chegar ao destino.

Se é adepto da prática de esqui e está a pensar aproveitar os últimos dias de neve na Europa para visitar algumas das mais conhecidas estâncias e exercitar os seus dotes desportivos, então temos algumas sugestões para si. Mas, mais do que as próprias estâncias, as sugestões, avançadas pela Euronews, baseiam-se, sobretudo, na forma de chegar às mesmas: o comboio.

A proposta passa por deixar de lado o carro ou o avião e aproveitar a viagem para, além de poder usufruir melhor da paisagem, reduzir a sua pegada de carbono. De acordo com a informação avançada pela Euronews, o voo médio para os Alpes franceses a partir, por exemplo, dos aeroportos de Londres, emite cerca de 122 quilogramas de CO2 por passageiro. Sem considerar o custo do carbono das viagens de e para o aeroporto, nem o impacto ambiental da própria indústria do esqui. Em contrapartida, a viagem de comboio equivalente a esse percurso produz até 90% menos CO2 por pessoa, ou seja, apenas 12kg.

É certo que quem viajar a partir de Portugal terá sempre de dividir a viagem por diferentes meios de transporte até chegar ao ponto de partida da jornada de comboio que o levará à tão desejada estância. Ainda assim, e para quem tem preocupações ambientais, esta é, claramente, uma opção mais ecológica.

Aqui ficam quatro sugestões de percursos que pode fazer de comboio. A escolha é sua.

Rota Paris-Bourg-Saint-Maurice (Ouigo)
A operadora ferroviária francesa de baixo custo Ouigo voltou a estar operacional nesta temporada de esqui, até 24 de março.  
O serviço Grande Vitesse vai de Paris, concretamente da Gare du Lyon, a Bourg-Saint-Maurice (uma comunidade francesa, localizada na região de Auvérnia-Ródano-Alpes), que fica no sopé da famosa estância de Les Arcs. À chegada, um funicular leva os visitantes da cidade até a estação em apenas sete minutos.

De Roma às Dolomitas (Ferrovie dello Stato)
Se origem da sua viagem for de Itália, concretamente de Roma, saiba que a Ferrovie dello Stato tem um serviço específico para a neve. O comboio-cama Espresso Cadore leva-o às Dolomitas, uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais no Norte da Itália, mais exatamente à Cortina d’Ampezzo, um resort de esqui mundialmente famoso. Esta comuna italiana será anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2026.

De Londres aos Alpes franceses (Eurostar Snow)
Este serviço é recente e consiste numa versão especial da linha Eurostar que, através do Canal da Mancha, liga a capital inglesa à francesa. O Eurostar Snow leva-o diretamente aos resorts de esqui de Chambéry, Albertville, Moûtiers, Aime-La-Plagne, Landry e Bourg-Saint-Maurice, todos eles situados nos Alpes franceses.

Para quem viaja de Londres St Pancras pode ser um pouco mais complicado chegar às montanhas, mas neste caso tem apenas de apanhar o Eurostar para Lille, no Norte da França, e depois mudar para um TGV que vai diretamente para os Alpes.

De Amesterdão à Áustria (Ski Express da TUI)
Para quem estiver nos Países Baixos e quiser ir para uma região montanhosa para esquiar, pode ususfruir de uma viagem no Ski Express, da TUI. Até 31 de março, este comboio sai de Amesterdão todas as sextas-feiras, diretamente para algumas das melhores estâncias de esqui da Áustria. Este serviço resulta de uma parceria com uma start-up holandesa que promove viagens ferroviárias na Europa. O único inconveniente, ou não, desta opção é que para viajar no Ski Express tem necessariamente de reservar um pacote de férias TUI de 10 dias.

Comentários

Artigos Relacionados