És estudante de engenharia e tens uma ideia para melhorar o planeta? Concorre ao James Dyson Award.
As inscrições para o James Dyson Award, concurso internacional de design e engenharia, encontram-se abertas até 17 de julho. Cada vencedor nacional recebe 5.700 euros.
O James Dyson Award, concurso internacional de design e engenharia para estudantes, organizado pela Fundação James Dyson, abriu as suas inscrições, e procura as melhores ideias e novas invenções que abordem um qualquer problema premente que se verifique atualmente.
Aberto a todos os estudantes, mas também a recém-formados, em engenharia e design, o prémio procura projetos ambiciosos que abordem uma questão global, que pode ir, desde o diagnóstico de cancro a catástrofes naturais. Com um reconhecimento global junto do vencedor internacional, bem como do vencedor ao nível da sustentabilidade, os anteriores galardões incluem, desde um reboque de ambulância off-road para resgatar feridos de zonas de conflito, até uma tinta feita de vidro reciclado que reduz consideravelmente a necessidade de ar condicionado. Em Portugal, o grande vencedor de 2023, primeiro ano em que o prémio foi atribuído no nosso país, foi Gabriel Serra, através de uma solução que visa incentivar ao uso de capacete em trotinetes e bicicletas.
Criada em 2005, a competição apoiou até à data mais de 400 jovens inventores, através de valores monetários que contabilizam cerca de 1 milhão de libras. O vencedor internacional e o vencedor global de sustentabilidade receberão 34 mil euros, com o objetivo de implementar os próximos passos dos seus projetos. Já cada vencedor nacional, dos 30 mercados onde o prémio se realiza, receberá 5.700 euros.
Segundo James Dyson, fundador e engenheiro-chefe, “o mundo precisa de mais fazedores – solucionadores de problemas, que estejam prontos para enfrentar os problemas do nosso tempo. Todos os anos, o James Dyson Award oferece aos jovens uma plataforma para as suas invenções médicas e ambientais, e muito mais. É o seu “pensamento errado” que leva a descobertas, seja o desenvolvimento de um novo material sustentável ou a aplicação de princípios de engenharia inteligentes para ajudar a melhorar a vida das pessoas. Estou ansioso para ver o que as novas invenções do Prémio deste ano trazem!“.
O total de vencedores e runners up nacionais será depois reduzido a um Top 20 global, por via das escolhas de um painel de engenheiros da Dyson e especialistas em diferentes disciplinas. Finalmente, será o próprio James Dyson a escolher o melhor.