A ver: Empresas

A questão que encabeça este artigo é também o título de uma inteligente obra de Jared Diamond, reputado geógrafo, historiador e escritor norte-americano, publicada em 2019. Este livro, aclamado de forma unânime, transformou muitas das perceções e entendimentos sobre as causas da ascensão (e quedas) das nações, em especial nos…
Sérgio Viana, Partner & Digital Experience Lead na Xpand IT

Estes últimos anos têm sido extremamente desafiantes para a sociedade, em geral. Depois de uma pandemia global fomos confrontados com uma situação de guerra na Europa que, além da tragédia humanitária que representa, causou uma crise económica de elevada dimensão. Tenho referido por algumas vezes que só daqui a uns…

“Com a intervenção do coaching executivo nas empresas, temos observado um maior desenvolvimento das pessoas e, em particular, das que exercem funções de liderança”, afirma Brígida Batista, coordenadora científica da Pós-Graduação em Coaching Executivo e Liderança de Alta Performance do ISG. Em entrevista ao Link To Leaders a também psicóloga…
Franquelim Alves, diretor-geral da 3anglecapital

Um corpo anémico não tem estamina!!!! Pode até ter muita vontade, muito desejo, mas a debilidade física provocada pela anemia é um empecilho que só com uma medicação forte em vitaminas e muito ferro se pode ultrapassar. As empresas portuguesas estão, na sua grande maioria, em estado anémico. A causa…
Paulo Doce de Moura, Investment Advisor do Banco Carregosa

A evolução da economia portuguesa para 2023, ainda que tendo consciência de que a incerteza não deixa de se reforçar e condicionar qualquer projeção para horizontes temporais mais longos, parece apontar para uma forte e generalizada desaceleração da atividade económica, variando o grau em que é considerada pelas diferentes projeções.…
Luís Madureira, partner da ÜBERBRANDS

O 'Negócios' publicou a 2 de janeiro, desta vez em Edição Especial, a prospetiva de 163 líderes portugueses para o ano de 2023. Como já vem sendo habitual, analisei as contribuições dos referidos líderes com a mesma metodologia e recurso a Artificial Intelligence (AI) que usei em 2020, 2021 e…
Tiago Rodrigues, economista e gestor

Portugal foi recentemente considerado por várias publicações internacionais como o melhor país do mundo para se viver, baseado na opinião de cidadãos estrangeiros. E os portugueses, concordarão que o seu país-natal é o melhor do mundo para se viver? Um artigo recente da revista Forbes destaca Portugal como o melhor…
Carlos Carvalho, presidente da ADP França, Suíça e Tunísia

Hoje trago-vos o tema da linguagem inclusiva que ainda está muito pouco discutido nos “corredores RH” em Portugal, um silêncio que incomoda muitos quando se tenta abordar mais em detalhe e corrigir os “clichés” racistas ou machistas na nossa língua. Por vezes ao abordar o tema recebo mesmo comentários como:…
Ricardo Monteiro

Não resta entre nós grande memória do que foi, há apenas uma década, uma das poucas multinacionais portuguesas, a CIMPOR. A CIMPOR nasceu da nacionalização, em 1974, das empresas cimenteiras nacionais. Foi reprivatizada em 1994. O Estado embolsou 1.8 mil milhões de euros na operação. Até 2012, quando foi vendida,…

Cada vez mais deparamo-nos com a banalização da palavra coaching, e, com base na minha experiência na área de coaching psicológico para executivos, acredito que se fosse efetuado um verdadeiro trabalho de coaching cada vez que ouvimos que: é preciso fazer coaching, temos de lhe dar coaching, também sou formado…
Anabela Possidónio, fundadora da Shape Your Future

E eis que chegamos a 2023. Depois da azáfama do Natal, aterramos diretamente na passagem de ano. Para uns é momento de festa, para outros significa viajar e outros há que tentam passar por esta data discretamente. As famosas 12 passas dão lugar a reflexões sobre os objetivos que se…
1 2 3 198