A ver: Empresas

Rodrigo Gonçalves, Managing Partner da PTG Portugal

Na adversidade temos sempre uma janela de oportunidade e 2021 parece ter-nos preparado para um novo ciclo de oportunidades que, com a devida adaptação, poderá trazer uma alavancagem diferente (mas positiva) às economias. Será 2022 um bom ano para os investidores e para as economias? Vejamos por exemplo o caso…
Paulo Doce de Moura, Investment Advisor do Banco Carregosa

A pandemia tem empurrado muitos para a beira do precipício, mas também tem sido um catalisador para a reinvenção positiva no local de trabalho - pelo menos em sectores considerados mais progressistas. Vou desvendar quatro tendências que estão a surgir à medida que avançamos em 2022: Em 2021, os trabalhadores…
Margarida Couto, presidente do Grace*

Em julho de 2020, o chamado Regulamento Taxonomia, que define que atividades económicas podem considerar-se sustentáveis e que impõe às empresas novas formas de “reporte ESG” (Enviromental, Social and Governance) a partir de 2022, entrou em vigor de forma bastante despercebida – ou não estivesse o mundo de olhos focados…

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas é constituída por 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e foi aprovada em setembro de 2015. Estes ODS definem prioridades mundiais em áreas como “Pessoas”, “Planeta”, “Prosperidade”, “Paz” e “Parcerias” e constituem uma oportunidade para as instituições melhorarem…
Sónia Jerónimo, empreendedora

Escrever sobre saúde mental em ambiente corporativo ainda é visto como um tabu, envolto em estigmas. Existe ainda uma grande dificuldade por parte dos colaboradores em falarem de forma aberta e honesta. Por outro lado, as lideranças estão pouco despertas para o tema, fruto de lideranças assentes no “always on”…
Ricardo Tomé, diretor-coordenador da Media Capital Digital

Janeiro é sempre tempo de resoluções. Pessoais e profissionais. Ainda no outro dia em Lisboa chovia a cântaros e lá seguia uma senhora a correr debaixo da chuva. Resoluções cumprem-se com resiliência. E sobretudo com isso mesmo: ação. Muito do processo da resolução é estimulante. Previamente a reflexão. Por vezes…
João Caldeira Heitor, secretário-geral do ISG

Há alguns anos que a indústria do Turismo se depara com falta de mão-de-obra, condicionando a qualidade dos serviços e a própria sustentabilidade de algumas empresas, num mercado em constante concorrência. Face a esta situação a World Travel & Tourism Council tem defendido a necessidade de serem adotadas ações e…

Por vezes sou questionado, em webinares ou conferências sobre o porquê de escolher Angola para investir, nomeadamente quando se fala em investir em start-ups. Hoje decidi escrever sobre isso e partilhar alguns dos vários motivos que tornam Angola uma oportunidade tão interessante para se investir. Começo pelo tamanho do mercado,…
Diogo Alarcão, gestor

A começar o novo ano, olho para trás e surpreende-me ver o tempo que dedicámos em 2021 a falar de “Igualdade” num Mundo em que as desigualdades se acentuaram cada vez mais, nomeadamente entre ricos e pobres, democracias e autocracias, entre os que têm um emprego estável e os que…

Um lado positivo desta pandemia tem sido a mudança na aprendizagem dos estudantes em todo o mundo. Em uníssono está a adaptação que os professores têm de fazer para que o conteúdo seja relevante para os alunos da Geração Z. Os professores na sala de aula veem em primeira mão…
1 2 3 170