A ver: Empresas

Ricardo Lima Neves, IT Service Management na Altice

Neste momento das nossas vidas tão particular, não me faria sentido falar de outra coisa que não fosse relacionada com o COVID-19, pelo que gostaria de partilhar convosco algumas conclusões que tenho vindo a tirar ao longo de todo este processo desconhecido. O mundo mudou em muito pouco tempo Pois…

A imagem pessoal é o conjunto de três elementos: aparência, atitude e comportamento. Quando, em 1997, publiquei a primeira edição do livro “Imagem e Sucesso”, em relação à aparência, aconselhava a quem entrava no mercado de trabalho que adotasse o “uniforme” em vigor nas empresas portuguesas: fato e gravata para…

Tem pouco mais de um ano de atividade, mas já tem as suas soluções  de analytics em três continentes. João Paulo Oliveira, cofundador e CEO da BiLD Analytics, explica a história desta empresa que nasceu de uma spin-off da NOVA IMS. Com o foco no desenvolvimento de modelos preditivos que…

Os processos de recrutamento estão muito diferentes daquilo que eram, e ainda bem. Evolução causa sempre rotura, por isso é natural que estes processos exijam uma abordagem totalmente diferente. Sendo que atrair e divulgar já são tarefas inerentes ao marketing em qualquer empresa, porque não colocar então estas tarefas, canais,…
Pedro Rocha Vieira, co-founder & CEO da Beta-i

O autor do Cisnes Negros refere noutro dos seus livros, o Antifrágil, que a incerteza é algo desejável e mesmo necessário para se evoluir. Ele defende a existência de três tipos de sistemas: robusto, frágil e antifrágeis. Os sistemas frágeis perdem com a volatilidade, os sistemas robustos resistem, e os…
João Caldeira Heitor, ISG

A recente situação de pandemia do COVID-19 e a necessidade de respostas rápidas em termos de comunicação e operacionalização de sistemas, comprovou a robustez de diversas estruturas de gestão e administração. Centenas de plataformas digitais de acesso a dados, milhares de aplicações e milhões de computadores e portáteis estão interligados…
Tiago Rodrigues, administrador executivo do grupo Vale do Lobo

"As organizações, como a sociedade em geral, precisam de pessoas que gostem, que procurem e que queiram fazer as coisas certas, mesmo quando tal possa não ser o caminho mais fácil ou vantajoso numa ótica individual. Pessoas com bom senso, com quem procuro rodear-me no meu dia a dia.” “Bom…
Pedro Cilínio, diretor da DIN*

Para garantir ao máximo a sua capacidade de resposta durante a pandemia de COVID-19, ainda antes da obrigação decretada pelo Governo no âmbito do estado de emergência, muitas organizações públicas e privadas passaram grande parte das suas equipas para teletrabalho, somando milhares de teletrabalhadores aos milhares de alunos que estão…

Se há algo que aprendemos com esta situação, é que é nas piores alturas que se vê uma nação. A celeridade com que vários projetos foram criados, desde o SOSVizinho, o Tech4COVID19, entre outros, mostrou-nos que um país não se faz pelos seus governantes, mas sim pelos seus cidadãos. A…
Carlos Vieira, Carlos Vieira, docente e presidente do conselho geral do ISG*

O título do presente artigo parte de duas leituras curiosas que tive oportunidade de fazer no Expresso de dia 14 de março. O jornal trazia, em duas partes distintas, uma menção à última palavra escrita por Camões nos Lusíadas, Inveja. No caderno principal do Expresso, o jornalista Bernardo Mendonça, quando…

Há quase quatro décadas que a ManWinWin faz do software para a gestão da manutenção o seu “core business”, chegando atualmente a 101 países. Rodrigo Cabral, Managing Director da empresa, explica como é que uma empresa familiar sobrevive num universo de multinacionais e como convive com a concorrência das start-ups.…
1 2 3 111