A ver: Empresas

José Crespo de Carvalho, presidente do ISCTE Executive Education

Há um fenómeno transversal à sociedade e mercado de trabalho hoje e que pode ser perturbador. Continuam a gerir-se pessoas. Continua a falar-se e a praticar-se gestão de recursos humanos. Esqueçam. Primeiro são pessoas. Depois, ou se lideram ou não. As pessoas não querem ser geridas. Querem ser lideradas. O…

No passado dia 7 de Setembro foi comemorado o bicentenário da independência do Brasil, e quero aproveitar esta efeméride para refletir acerca das relações entre os dois países. Apesar da presença da comunidade brasileira em Portugal, com os níveis historicamente elevados, as relações económicas, políticas, científicas e militares entre os…
Pedro Celeste, diretor-geral da PC&A

No equilíbrio entre a evolução tecnológica e a lógica de consumo, verifica-se um crescente grau de importância do consumidor sobre o poder dos retalhistas. Ora porque têm cada vez mais alternativas locais que são muito competitivas, ora porque acedem a inúmeras soluções online, a par de aplicações que permitem comparativos…
João César das Neves_opinião

Será que a educação é um elemento essencial do desenvolvimento? Não; temos de dizer que a única resposta honesta a esta pergunta é negativa. É verdade que todos os dirigentes, analistas e agentes do setor enchem a boca com a importância decisiva da educação para a sociedade. Falam de “paixão…
Ricardo Monteiro

Ninguém contesta que a carga fiscal no nosso país é excessiva, penaliza sobretudo os rendimentos do trabalho, abusa de impostos regressivos, como o IVA e, de uma forma geral, desincentiva os melhores a ficarem por cá e desanima o investidor que, até há pouco, era mesmo obrigado a pagar impostos…
Tiago Rodrigues, economista e gestor

“Há sítios, momentos ou pessoas que fazem ou já fizeram parte das nossas vidas e que jamais, para todo o sempre, voltaremos a visitar, a viver ou a estar. Por isso a importância de os desfrutar, porque cada um deles é único e pode muito bem ser irrepetível.” Uma das…
Carlos Rocha, economista e ex-administrador do Banco de Cabo Verde

Deus fez do arrependimento a virtude dos mortais (Voltaire). Não restam dúvidas, tal como temos estado a escrever, ainda não conhecemos na sua totalidade, as consequências e sequelas da pandemia da Covid-19 nos vários aspetos da vida em sociedade. Ao nível da saúde física, apesar da maioria das pessoas que…

Neste momento de grandes incertezas quanto ao futuro, sendo certo que a única garantia que temos passa pela antecipação da possivelmente grave crise económica e social no nosso país – e não só, claro está -, será talvez relevante pensar um pouco nas consequências que a atual conjuntura mundial terá…

Os espaços de trabalho como instrumento de atração e retenção. Visitei nos últimos meses algumas empresas que investiram na modernização das suas instalações, criando soluções inovadoras, como que a apelar a que os colaboradores venham usar estes espaços. Espaços abertos, colaborativos, auditórios informais, salas para uso comum, diminuição da estratificação…

"Somos o ponto de encontro do ecossistema fintech, juntando reguladores, bancos, empreendedores, especialistas, prestadores de serviços, investidores, estudantes e media". É desta forma que Mariana Gorjão Henriques, Head da Fintech House, define o papel da Portugal Fintech que hoje, seis anos depois de iniciar a atividade, inaugura novas instalações e…
1 2 3 190