Empreendedores e empresas transformam pneus em calçado

O programa de inovação NextLap junta empreendedores e empresas que criam calçado português feito com materiais derivados da reciclagem de pneus em fim de vida.

Nove empresas associadas à cadeia de valor do setor da reciclagem de pneus e cinco empreendedores portugueses começaram a desenvolver conjuntamente projetos que vão dar uma segunda vida aos materiais derivados da reciclagem de pneus em fim de vida e promover um mercado mais circular.

Trata-se de um projeto enquadrado no programa NextLap, gerido pela Beta-i e promovido pela entidade gestora portuguesa Valorpneu e a recicladora multinacional de origem dinamarquesa Genan. A Decathlon, ao lado dos parceiros de inovação Rubberlink e Tintex, são responsáveis por dois destes projetos-piloto, que consistem em protótipos de calçado fabricado com materiais de pneus descartados.

Durante nove meses, parceiros e empreendedores dedicaram-se à criação de pilotos para tratar e reutilizar os três componentes derivados de pneus em fim de vida: granulado de borracha, fibras têxteis e aço. Neste sentido, a Rubberlink criou uma solução de borracha de pneu desvulcanizada que permitiu à Decathlon Portugal produzir um protótipo de um sapato com uma sola de borracha 100% reciclada. Já a Tintex, através dos materiais fornecidos pela recicladora Genan, conseguiu reaproveitar o pó de borracha derivado do pneu para criar a gáspea de calçado de ginástica que será também testada pela Decathlon.

Refira-se que, ainda no domínio da reciclagem de pneus, a Infraestruturas de Portugal poderá vir a apoiar a implementação, em colaboração com a Pavnext e o a Pragosa, de uma tecnologia para ser colocada nas estradas, coberta com borracha proveniente de pneus reciclados, que tem como objetivo desacelerar a velocidade dos veículos quando entram nas localidades. A empresa pública demonstrou ainda interesse em, conjuntamente com a Opway, continuar a apoiar a Runcobar na possibilidade de implementação de barreiras acústicas feitas por borracha derivada de pneu reciclado nas suas linhas ferroviárias, o que permitirá uma diminuição de 30% das emissões de carbono em relação produção de barreiras à base de óleo.

Pedro Rocha Vieira, cofundador e CEO da Beta-i, congratulou-se com o facto de ter chegado ao fim “um programa de inovação colaborativa com projetos tangíveis, prontos a serem desenvolvidos e implementados no mercado real, e com outros em desenvolvimento. Esta é mais uma prova da colaboração como motor da inovação – sendo que, graças à nossa metodologia, nos foi possível modular todos os interesses associados aos desafios do NextLap para criar benefícios reais ao ambiente e ao negócio dos nossos clientes e parceiros”.

Comentários

Artigos Relacionados