Empreendedor brasileiro patenteia barco inovador em alumínio e procura investidores

Jorge Ghinis teve a ideia de fazer um barco em alumínio, com um sistema de suporte de motor externo. O projeto, patenteado internacionalmente, está a ganhar forma e agora procura investidores para acelerar o negócio.

Ghinis Boats é a empresa fundada pelo empresário e empreendedor Jorge Ghinis que está na origem da criação de uma nova ideia de barco construído em alumínio que tem a particularidade de possuir um sistema de suporte de motor de popa externo, exclusivo e patenteado. O facto de ser construído em alumínio “é mais seguro e pode ser derretido no final de vida”, explica o fundador do projeto.

Com uma dimensão de 33 pés (aproximadamente 11 metros), o barco foi desenhado no Brasil, pela B&G Yacht Design  e o casco, que já está construído, por uma empresa holandesa. Falta implementar a parte elétrica e hidráulica. Trata-se de um barco de recreio, de uso familiar, concebido para aproveitar o espaço de popa habitualmente ocupado pelo motor, uma vez que, quando parado, o motor pode ser desviado para as laterais do barco. Com essa possibilidade, tem capacidade para guardar, por exemplo, uma mota de água ou instalar uma mini piscina (ver vídeo).

Como explicou o mentor do Ghinis Boats, o barco estar desenhado “para atender vários nichos de mercado”. Inclusive, acrescentou, permite a movimentação de pessoas com mobilidade reduzida.  “A nossa patente traz o melhor dos dois mundos para os barcos, pois utiliza motores externos mais baratos, mais económicos, mais leves e mais fáceis de manter em comparação com os motores internos, além de libertar espaço na popa”, explicou Jorge Ghinis.

A patente do projeto já está depositada no Brasil, União Europeia, China, Índia, Canadá e EUA. Neste momento, o criador do projeto está interessado em encontrar investidores que possam aportar 1 milhão de euros ao projeto, no caso de todos os mercados, 400 mil se o investimento for orientado apenas para o mercado europeu ou 200 mil para o mercado norte-americano, e contribuir para acelerar o negócio. Salienta ainda que, por exemplo, “o investidor pode utilizar seu investimento para conseguir o visto E-2/EB-5 para os EUA ou o Startup Visa em Portugal”.

Nos seus planos está a intenção de ter uma unidade de produção em Portugal, outra no Brasil e outra ainda nos EUA, até porque, esclarece, “o investimento fabril do barco é baixo e a margem muito boa”.

A pensar no mercado norte-americano a Ghinis Boats também tem em agenda a realização de uma campanha de crowdfunding na plataforma Wefunder, que deverá ser ativada oportunamente.

Uma ideia que começou no Brasil
O percurso de Jorge Ghinis, apesar da sua formação ser em processamento de dados, está ligado ao ramo náutico há cerca de 15 anos e começou no Brasil, mais exatamente em São Paulo e Curitiba. Empresário e empreendedor, este brasileiro, de 57 anos, mudou-se para Portugal, onde vive há seis anos, sempre com a ideia de criar um novo modelo de barco, até agora sempre com investimento próprio.

 

Resumo
Responsável: Jorge Ghinis
Área: Marítima
Produto: Barco em alumínio
Mercado: Internacional
Necessidade: Investimento
Contato: Info@ghinisboats.com
Site: www.ghinisboats.com

Comentários

Artigos Relacionados