EEPA 2020 voltam a promover o empreendedorismo. Inscrições abertas.

Os European Enterprise Promotion Awards (EEPA) começaram a preparar a edição deste ano. As candidaturas já começaram e decorrem até 4 de maio.

Os EEPA estão de volta com a 14.ª edição para distinguir e premiar projetos ou iniciativas que contribuam para a promoção do empreendedorismo europeu. As inscrições já começaram – até 4 de maio – e têm como target organizações públicas ou privadas.

Neste momento está em causa a versão nacional do concurso (coordenada pelo IAPMEI) que selecionará os dois melhores projetos que, posteriormente, irão representar o nosso país na final europeia dos European Enterprise Promotion Awards, prevista para o final deste ano.

Podem concorrer aos EEPA projetos ou outras iniciativas em curso há pelo menos 15 meses. Os candidatos têm à disposição seis categorias, a saber: promoção do espírito de empreendedorismo; investimento nas competências empreendedoras; desenvolvimento do ambiente empresarial; apoio à internacionalização das empresas; apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos; empreendedorismo responsável e inclusivo.

O júri nacional atribui distinções em cada uma destas categorias e do conjunto dos projetos escolherá os que passam à fase europeia. Ou seja, os que vão integrar a seleção a nível europeu. Nesta, um júri europeu elege um vencedor por categoria e um vencedor geral que receberá o Grande Prémio do Júri.

No ano passado, a representação nacional foi assegurada pelo INOV Contacto, programa de estágios internacionais promovido pela AICEP Portugal Global, e pelo projeto Portuguese Jewellery Legacy da AORP (Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal).

Recorde-se que os European Enterprise Promotion Awards são uma iniciativa da responsabilidade da Comissão Europeia, e coordenada pelo IAPMEI em Portugal, iniciada em 2006. Alinhado com a prioridades da estratégia Europa 2020, este projeto tem como objetivo final distinguir todas as iniciativas que sejam identificadas como boas práticas de promoção empresarial em diferentes setores e tendo em consideração as especificidades do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.

Comentários

Artigos Relacionados