Dicas para start-ups que querem expandir-se

Inventar um conceito, desenvolvê-lo, ter sucesso no seu país e depois expandir a ideia e o negócio para o exterior parece um percurso simples, mas nem sempre é!

Expandir os negócios para qualquer que seja o território, traz sempre associado um vasto conjunto de desafios. Sobretudo, quando as empresas têm de enfrentar um mindset empresarial completamente diferente daquele a que estão habituados. Partilhamos algumas dicas de empreendedores que já passaram por essa experiência de expansão.

Realizar pesquisas detalhadas nos territórios potenciais
Cada sector empresarial tem as suas especificidades e, por isso, não há uma fórmula que sirva para todos  quando se trata de internacionalizar os negócios. Nada melhor que começar por criar uma proposta detalhada para a sua expansão, uma proposta que avalie cada um dos mercado-alvo individualmente para melhor compreender os territórios em que pondera lançar-se. Conversar com um analista de mercado local de forma a obter insights sobre o potencial do país é uma boa opção.

Contrate alguém localmente
Embora existam inúmeras ferramentas de colaboração ter alguém no mercado em que se quer entrar que, localmente, seja capaz de dar respostas imediatas e fazer parte da cultura do escritório, é sem dúvida uma mais valia. Assim, a forma como se aborda a estratégia de expansão pode passar por contratar um gerente de desenvolvimento, com língua nativa, até mesmo para estar instalado na sede da empresa. Desta forma, fica com melhores condições para comunicar com o público local já que tem na equipa alguém que conhece a realidade.

Use a rede de contactos
Nem sempre é suficiente o conhecimento que tem do mercado, por muito detalhado que seja. Utilize a sua rede de contactos e recorra ao apoio dos parceiros que tem no exterior porque esse pode ser o primeiro passo para facilitar a sua expansão, já que pode agilizar contactos e abrir portas a potenciais clientes.

Aproxime-se de potenciais parceiros
Assegure-se de que tem um pitch bem formulado para rapidamente poder chegar a possíveis parceiros de negócio. Apresente-se, envie um teaser inicial mostrando-lhe como a sua empresa pode ajudá-los nos seus negócios. Faça uma videoconferência, demonstre como funciona o seu produto /serviço e prepare-se para  avançar para as etapas seguintes do negócio.

Fale a mesma linguagem
Os primeiros passos de uma relação comercial são bastante mais fáceis sem as barreiras do idioma a bloquearem o caminho. Por isso, contacte com  os possíveis parceiros no idioma deles. Não é apenas um sinal de respeito, mas também mostra que está disposto a dedicar tempo para construir uma relação num idioma que não é o seu. Se o seu interlocutor quiser mudar para o inglês, ótimo. Mas mostre-lhe  que está disponível para fazer o esforço de comunicar na sua língua nativa.

Participe nos eventos locais
Brand awareness traz-lhe não só clientes como também o reconhecimento do mercado e pode até aumentar as suas possibilidades de obter financiamento. Participar nos eventos locais, como conferências, por exemplo, ajuda-o a tornar-se conhecido e a gerar notoriedade para a sua marca/empresa.

Comentários

Artigos Relacionados