Dicas para uma relação mais saudável com o telemóvel

Paul Levy é investigador de inovação e liderança digital na Universidade de Brighton, no Reino Unido, e sugere algumas dicas para deixar o vício do telemóvel.

O impacto que os equipamentos digitais têm na nossa vida é grande e manifesta-se em diferentes domínios, do pessoal ao profissional. São inúmeros os estudos que apontam para uma utilização média diária de ligação à internet de sete horas, número que aumenta significativamente para quem usa o computador como ferramenta de trabalho. Em suma, desde smartphones a tablets, laptops ou até óculos de realidade virtual, são muitos os dispositivos que nos mantêm “agarrados”.

Segundo os especialistas, a redução do tempo que despendemos com o telemóvel e com outros equipamentos digitais deve ser uma prioridade. Esta é a visão de um investigador de inovação e liderança digital, da Universidade de Brighton. Com base em pesquisas, experiências pessoais e profissionais, Paul Levy sugere algumas dicas para reduzirmos o tempo e o papel que os aparelhos digitais ocupam no dia a dia de todos nós. No fundo, para recuperarmos o controlo da nossa vida digital, porque, apesar dos benefícios que proporcionam ao nível da conexão, educação ou entretenimento, por exemplo, os problemas causados pelo excesso de tecnologia na saúde dos seres humanos são cada vez mais uma evidência. Cansaço visual, dores no pescoço, danos nas mãos pela repetição de gestos, ou noites mal dormidas, são apenas alguns exemplos derivados da utilização excessiva de dispositivos digitais.

Com este ponto de partida, o investigador da Universidade de Brighton avança com alguns conselhos para não nos deixarmos dominar pela vida digital.

  1. Habitue-se a estar longe dos aparelhos digitais

Mantenha os aparelhos fora do seu ângulo de visão e guarde-os quando não os estiver a usar, sobretudo à noite. Em vez de usar o alarme do telemóvel como despertador, compre um despertador convencional e retire o telemóvel do quarto. Deixe de consultar o telemóvel à noite e verá que passa a dormir melhor.

  1. Limite o tempo de utilização

Demasiado tempo em frente dos ecrãs pode causar dores de cabeça. Por isso, use a tecnologia de forma consciente e, por exemplo, recorra ao sistema de áudio para gravar notas em vez de escrever e ter de estar a olhar para o ecrã.

  1. Fuja das distrações digitais

As constantes interrupções podem originar stress e, nessa medida, desligar os alertas e as notificações é a melhor opção quando precisa efetivamente de estar muito concentrado numa tarefa. Pesquisas relacionadas com estas temáticas mostram que ter o telemóvel por perto, mesmo que este não toque nem vibre, pode interferir no desempenho.

  1. Procure alternativas ao mundo digital

Demasiado tempo de utilização do telefone pode causar depressão e ansiedade, razão mais do que suficiente para procurar alternativas. Deixe o telefone de lado e faça um passeio na natureza ou leia um livro. Em suma, qualquer coisa que o afaste do digital.

  1. Facilite a visualização

O uso excessivo de ecrãs pode forçar os olhos e prejudicar a visão. Sempre que possível opte por ecrãs maiores, reduza a luz azul dos aparelhos, controle o brilho e tenha cuidado para que o volume não provoque danos nos tímpanos.

Comentários

Artigos Relacionados