Crowdfunding do mês: Plataforma brasileira de combate a fake news

Numa altura em que o combate às fake news está na ordem do dia, a campanha de crowdfunding deste mês vêm do outro lado do Atlântico. A solução chama-se PACWeb, é de uma start-up brasileira e lançou uma campanha de financiamento para aprimorar a ferramenta anti fake news, com foco, sobretudo, em eleições.

O projeto é da autoria da OriginalMy, uma start-up brasileira que atua no domínio da autenticação em blockchain,  e consiste numa ferramenra designada PACWeb que trabalha com autenticidade digital de conteúdos. O recurso a uma campanha de financiamento coletivo (que tem como meta obter 300 mil reais,  perto de 70 mil euros, até dia 10 de janeiro) tem como objetivo desenvolver mais esta solução que se propõe combater, de modo mais eficiente, a disseminação de notícias falsas, sobretudo as que envolvem campanhas eleitorais, um tema na ordem do dia à escala mundial e, particularmente, no Brasil ou não tivesse o país um novo ato eleitoral já em 2020.

A ferramenta
Na apresentação da solução, o responsável da OriginalMy, Edilson Osório Jr., refere que PACWeb tem  um plug-in que permite a sua utilização no Google Chrome e que a ferramenta já faz a preservação de conteúdos difamatórios nas redes sociais e até no Whatsapp. Além disso, assegura que no Brasil já tem validade legal, para poder ser usada como prova, por exemplo, casos de assédio, difamação e cyber bullying.

“Educar” os eleitores e a população, em geral, sobre como podem combater a disseminação de fake news, preservar os conteúdos para que sirvam como prova, fazer fact checking para identificar possíveis notícias falsas, são alguns dos próximos passos que a start-up quer dar com esta ferramenta.

A campanha
A campanha está a decorrer na plataforma Kickante e tem a particularidade de oferecer vários prémios aos participantes, que podem ir desde brindes até, no caso de empresas, à participação nos eventos que a OriginalMy venha a realizar no próximo ano como parte da estratégia de sensibilização e educação das pessoas para o problema e os danos causados na sociedade pelo impacto das fake news e por campanhas de desinformação.

De acordo com o valor angariado através do crowdfunding, o projeto da start-up prevê a realização de várias etapas de desenvolvimento, a primeira das quais será a implementação da verificação de factos.

A OriginalMy também quer tornar a plataforma “descentralizada e colaborativa para validação de conteúdo e, assim, todos poderão ajudar na curadoria adequada de conteúdo.” A intenção da start-up é envolver a comunidade com incentivos, através de gamificação e recompensas, para que as pessoas possam ter interesse económico em auxiliar. E para isso, pretende utilizar o ABC (token da OriginalMy) como potencializador dessa plataforma.

Comentários

Artigos Relacionados