Crowdfunding do mês: jovem escritora lança campanha para financiar projeto de livros infantis
Uma jovem escritora de Vila Real criou uma campanha de crowdfunding na PPL para conseguir lançar uma coleção de 15 livros centrada no desenvolvimento pessoal de crianças e jovens.
Editar livros que ajudem no desenvolvimento pessoal de crianças e jovens, contribuam para o fomento da leitura e a promovam a saúde mental, é o propósito de Ana Viegas, uma jovem escritora, tradutora, revisora e professora de português para estrangeiros, que lançou uma campanha de crowdfunding na plataforma PPL para pôr em prática este objetivo.
Fundadora de projetos como anaviegas.pt e calonodedo.pt, a jovem de Vila Real criou agora uma coleção de livros crianças e jovens “questionadores”, entre os 6 e os 10 anos, com o objetivo de acompanhar a evolução das experiências de leitura em formato físico, ebook e áudio com atividades práticas e teóricas para os mais novos e também com conselhos para os cuidadores e educadores. No total são com 15 volumes, com cerca de 1000 palavras e 12 ilustrações a cores repartidas por 32 páginas em formato de retrato.
Através das aventuras e evolução das personagens das histórias é proposta uma evolução ao próprio leitor, sendo-lhe colocadas questões pertinentes sobre temas como a aceitação, o autocuidado, a atenção plena, a mentalidade de crescimento ou os sonhos.
No caso dos livros físicos, a capa é dura e o papel é reciclado, respeitando a visão de uma publicação ecológica. As atividades de leitura e de escrita permitem refletir e brincar sobre o tema abordado, promovendo o pensamento crítico e a criatividade. Os conselhos para os cuidadores e educadores facilitam a aplicação na prática dos conhecimentos adquiridos.
A campanha está a decorrer durante os próximos 30 dias e têm com meta angariar verba para tornar possível a impressão, em papel reciclado, de 1500 exemplares, uma vez que livros já estão escritos, ilustrados e paginados.
Nesta fase, o objetivo de Ana Viegas é que com a ajuda do crowdfunding, a coleção, assim como os seus recursos, fique disponível no mercado a um valor promocional. No futuro próximo, também estará disponível num website próprio e em livrarias infantojuvenis a nível nacional.
“É minha intenção criar todo um serviço educativo que, através destas e de outras histórias imaginativas e transformadoras, ajude cuidadores e educadores a fomentar desde cedo a leitura recreativa e a escrita criativa junto de crianças e jovens, tendo em vista a criação e o desenvolvimento de jovens leitores e escritores alegres, curiosos e conscientes”, afirmou a autora na apresentação do projeto na plataforma PPL.