Crowdfunding do mês: A-dam usa fibra de banana para fazer roupa interior masculina

A marca holandesa A-dam defende práticas de fabrico sustentáveis e quer produzir roupa interior masculina com fibra de banana ainda este ano. Está na Seedrs para angariar 500 mil euros.
Criada há cerca de 10 anos por três amigos, a A-dam concebe e produz roupa interior masculina com base em práticas sustentáveis. Os boxes A-dam de design holandês são produzidos com algodão 100% orgânico, de acordo com a norma internacional GOTS-Global Organic Textile Standard, estão disponíveis em 600 lojas em toda a Europa e, até à data, já venderam cerca de um milhão de peças.
Mas, recentemente, a opção empresarial desta empresa dos Países Baixos tomou um novo rumo, uma vez que usar apenas algodão orgânico certificado pela GOTS, ainda que seja um bom começo, não era suficiente para os fundadores da marca. Agora, a ideia é recorrer à utilização de desperdícios agrícolas para fabricarem os seus boxers. Ao terem conhecimento que a indústria das bananas tem desperdícios anuais na ordem dos 114 milhões de toneladas, perceberam que este desperdício poderia ser canalizado para a produção de tecidos, posteriormente usados no fabrico de underwear masculina. As fibras extraídas da banana são super macias, resistentes e leves, usam zero água e químicos e o recurso a energia é mais responsável que com o fabrico de algodão orgânico, explicam os fundadores da A-dam.
Neste momento, o processo de investigação e desenvolvimento está a bom ritmo, mas a equipa A-dam quer acelerar o processo para que as primeiras boxers feitas de fibra de banana cheguem às lojas ainda este ano. Para que esta etapa esteja concluída o mais rapidamente possível decidiram promover uma campanha de financiamento na plataforma Seedrs. 500 mil euros é a meta que pretendem alcançar e, neste momento, a 24 dias do término da campanha, já atingiram os 98% e mobilizaram 156 investidores.
Além do desenvolvimento do produto, o financiamento também será usado para ajudar a empresa a crescer, gradualmente, nos mercados da União Europeia. “Investir na A-dam significa investir no nosso futuro e ajudar o planeta a manter-se um paraíso” é o lema dos mentores deste projeto.