Crowdfunding do mês: 4 start-ups de tecnologia

Neste primeiro crowdfunding do mês escolhemos quatro start-ups ligadas ao mundo tecnológico. Conheça estes quatro projetos presentes na Seedrs e Kickstarter.

Uma solução inteligente para agricultores, o regresso do mp3, uma solução para facilitar o short-term renting e um dispositivo que permite enviar mensagens em locais onde não há rede. São estas as quatro soluções que apresentamos na primeira edição desta rúbrica.

Dentro da imensidão de possibilidades que tínhamos ao nosso dispor na categoria “tech” nas várias plataformas de crowdfunding, decidimos escolher duas campanhas nacionais e duas internacionais.

 

Agroop – Óbidos, Portugal

Crowdfunding

A Agroop é uma start-up de “agrotech” (tecnologia aplicada à agricultura) que desenvolveu uma solução para os agricultores monitorizarem e utilizarem melhor os recursos que têm disponíveis, diminuindo também assim a pegada ecológica.

Sendo o crescimento populacional um dos maiores desafios que a Humanidade vai enfrentar, com números a superar os nove mil milhões em 2050, a Agroop desenvolveu uma solução para diminuir a utilização dos recursos naturais na agricultura. Este método, denominado pela start-up de “precision farming” (agricultura precisa), é uma maneira de produzir mais comida, com mais eficiência, utilizando menos recursos naturais.

O produto desenvolvido, de nome Stoock, não só ajuda os agricultores a perceberem os custos da produção agrícola, como também dá a capacidade de monitorizar as necessidades de água de cada cultura e de avaliar os riscos como pragas, doenças e fungos.

A start-up está também a desenvolver uma espécie de rede social para os agricultores que utilizam o produto, para que possam interagir e colaborar com os seus colegas de profissão e dar “insights” e partilhar dados com as empresas farmacêuticas, com o objetivo de solucionar possíveis problemas mais facilmente.

Esta é a terceira campanha da empresa portuguesa na Seedrs.


Homeit – Lisboa, Portugal

Crowdfunding

A equipa da Homeit desenvolveu um produto a pensar num negócio que está a crescer a passo acelerado nos últimos anos, o “short-term renting” ou aluguer de curta duração que, atualmente, vale cerca de 100 mil milhões de euros e que, segundo as previsões, valerá 170 mil milhões daqui a dois anos.

Com a ideia de que este setor opera com tecnologia pouco moderna, a Homeit criou o homeit box, um produto que facilita o trabalho dos donos das casas alugadas, ao darem acesso temporário remotamente aos seus inquilinos ou a serviços de limpeza. Tudo isto através de uma aplicação para o telemóvel.


Sonnet – Toronto, Canadá

Crowdfunding

Esta equipa canadiana desenvolveu um produto que permite aos seus utilizadores falar sem estarem ligados a uma rede móvel. Isto é útil em diversos locais como em parques naturais ou zonas florestais onde não costuma haver rede móvel, enquanto se viaja no estrangeiro, zonas onde o tráfego de dados é grande e a rede fica congestionada e em desastres naturais, onde as redes ficam inutilizáveis.

O Sonnet torna um smartphone num walkie-talkie moderno, permitindo o envio de imagens, coordenadas de gps e de mensagens escritas e de voz.

Estes aparelhos dependem de outros para poderem ser utilizados. A distância máxima que os criadores do produto dizem poder existir entre dois Sonnets é de 15 quilómetros, contudo, a distância recomendada é de cinco.


Hidizs – Hong Kong

Crowdfunding

Tendo a missão de dar acesso à melhor experiência musical possível, a Hidizs desenvolveu o AP200, uma espécie de mp3/amplificador que utiliza componentes feitos de ouro e uma estrutura robusta para melhorar a qualidade de som e tornar o aparelho o duradouro.

O AP200 lê todos os formatos de áudio e utiliza o sistema operativo android e vem com duas versões de 32GB e 128GB (64GB memória interna + 64GB cartão SD).

Comentários

Artigos Relacionados