Coworking: Os 10 espaços europeus mais impressionantes. Portugal tem um.
Trabalhar a partir de casa não funciona para todos e por isso têm proliferado pelo mundo fora os espaços de coworking como uma alternativa de local de trabalho. O conceito é inovador e a oferta é vasta. Conheça 10 exemplos europeus, selecionados pela EU-Startups, onde também consta um espaço português.
Quem trabalha remotamente e não quer fazer da sua casa um escritório, normalmente procura um espaço agradável e confortável, que disponibilize os serviços necessários para a boa execução das tarefas que tem em mãos.
No atual cenário de flexibilidade laboral, e de modelos híbridos e remotos, a oferta de espaços/escritórios comuns onde o profissional tem acesso a um local de trabalho partilhado e a um conjunto de serviços agregados (internet, comunicações, etc…), é prática corrente, sobretudo, mas não só, em jovens profissionais, muitas vezes nómadas digitais.
O fenómeno tem vindo a crescer na Europa e são muitos os espaços que acolhem pessoas que fizeram do trabalho remoto o seu estilo de vida. Numa pequena amostra da oferta europeia neste domínio, a EU-Startups, selecionou aqueles que considera os 10 espaços de coworking mais impressionantes. Portugal também está na lista que passamos a publicar.
OneCowork – Barcelona, Espanha
Este espaço, que alberga tanto empresas Fortune500 e equipas grandes, como freelancers, desenvolveu um conceito de coworking projetado para potenciar o sucesso. Oferece uma vasta gama de opções de adesão, que podem incluir desde a escolha de espaços de escritório, salas ou mesas, por exemplo. O objetivo, asseguram, é ser um lugar de inspiração, num registo de produtividade, colaboração e inovação.
O OneCowork está situado num local privilegiado de Barcelona, e oferece várias opções de transporte – passe diário ou semanal – para os trabalhadores digitais que estão sempre em movimento
Second Home – Lisboa, Portugal
Situado na parte superior de um dos espaços mais emblemáticos da capital portuguesa – o Mercado da Ribeira do século XIX – o Second Home é um “local vivo” dominado por dezenas de plantas. Uma opção decorativa que, para além de ter como base a crença no poder curativo das plantas, serve também como um cenário inspirador para os empreendedores.
A flora que domina o espaço contribui para melhorar a qualidade do ar e ajuda a minimizar o ruído ambiente. Os utilizadores dispõem de longas mesas de trabalho totalmente equipadas, salas de reuniões e de uma área de estar. Dependendo das necessidades de cada utilizador e da forma de trabalhar, o Second Home oferece diferentes opções de adesão.
Playworking – Montenegro
Este espaço é uma experiência de co-living e coworking na costa de Montenegro onde prospera um ambiente de trabalho inspirador que valoriza a arte do jogo e reforça a ideia de produtividade. No Playworking incentivam-se os membros a fechar os portáteis e a desfrutarem das paisagens inspiradoras do Montenegro. O espaço é particularmente popular entre a geração jovem de nómadas digitais, já que reúne trabalho e lazer num cenário único.
Cloudworks – Barcelona e Madrid, Espanha
Instalado em dois dos mais bonitos edifícios de Barcelona e Madrid, os Cloudworks estão a aumentar a sua popularidade, graças à abordagem comunitária e ao compromisso com a personalização que adotaram.
Os espaços fornecem tudo o que um trabalhador ou equipa precisam, quer sejam freelancers, start-ups ou empresas. Além do coworking propriamente dito, a Cloudworks promove o espírito de comunidade, em que todos se apoiam mutuamente, e fornece aos seus membros múltiplas ferramentas de desenvolvimento pessoal, assim como atividades culturais e programas de bem-estar pessoal. Existe uma vasta gama de opções de adesão e muitos dos espaços disponíveis têm terraços na cobertura.
Maria 01 – Helsínquia, Finlândia
Reúne mais de 1.400 membros e 170 start-ups, e é um dos hotspots de coworking do Norte da Europa. O Maria 01 possui uma forte comunidade empreendedora e um campus com uma seleção de equipas tecnológicas inovadoras e dá oportunidade aos empreendedores de terem um lugar para experimentar novas ideias e testar o seu potencial. Este espaço de coworking está centrado em torno de uma comunidade inerentemente nórdica, mas utiliza a sua rede para fomentar colaborações além-fronteiras.
Station F – Paris, França
A Estação F é um dos maiores campus de start-ups do mundo. O campus e o coworking abrigam cerca de 1000 start-ups, mais de 30 programas de desenvolvimento e uma gama completa de serviços. Paralelamente, também realiza eventos e workshops para apoiar as start-ups no seu caminho de crescimento. Disponibiliza também uma vasta seleção de bares e restaurantes e soluções de habitação, os Flatmates.
Mindspace – Berlim, Alemanha
Mindspace é o fornecedor de um espaço boutique flexível, em Skalitzer, Berlim, com escritórios privados, salas de boas-vindas e cozinhas abertas, resultante das ideias de artistas experimentais de Kreuzberg. Oferece serviços pessoais ajustados às necessidades do trabalhador, eventos, programas de bem-estar, de estilo de vida e desenvolvimento profissional. O espaço está preparado para trabalhadores individuais, profissionais em viagens e freelancers.
KAPTÁR – Budapeste, Hungria
Este espaço de coworking de freelancers, nómadas digitais e empreendedores, está situado no centro de Budapeste e é iluminado com muita luz natural. Está equipado com wi-fi de classe empresarial e áreas de trabalho confortáveis. O Kaptar tem uma comunidade inspiradora, um ambiente acolhedor e confortável e mesmo que não precise de escritório para trabalhar pode fazer parte desta comunidade numa vertente mais social.
Bouncespace – Eindhoven, Países Baixos
O edifício Bouncespace, com o seu grande teto de vidro, é um dos ex-libris de Eindhoven. Acolhe uma comunidade dinâmica e enérgica, num ambiente altamente produtivo. O espaço tem mesas, áreas de encontro, eventos com curadoria e uma cozinha privada para ocasiões especiais. O Bouncespace incentiva a colaboração entre os seus membros como forma fomentar soluções inovadoras.
Factory Forty – Bruxelas, Bélgica
Este espaço, situado no coração de Bruxelas, combina mobiliário vintage, plantas tropicais e tecnologia, num ambiente de iluminação natural, espaços arejados e um jardim exuberante. É composto por 70 mesas de trabalho, totalmente equipadas para coworking, mas também tem espaços dedicados a reuniões e eventos, que rapidamente se podem tornar em salas de ioga se for esse o espírito dos utilizadores.