Conheça as tendências de marketing para 2020, segundo responsáveis de empresas

O e-book “Tendências de Marketing 2020 – A visão de diretores de Marketing e CEO” é disponibilizado gratuitamente no site da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa para todos os profissionais de marketing e interessados no tema.
A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) lançou um e-book dedicado às tendências de Marketing para 2020. Para tal, contou com o contributo de mais de 25 responsáveis de marketing e CEO de empresas nacionais de vários setores de atividade.
“Todos os anos, diversas empresas lançam as tendências de marketing para o ano seguinte e, todos os anos, os profissionais de marketing lêem-nas atentamente, para validar se estão no caminho certo e avaliar um possível enquadramento das novidades nas suas estratégias de marketing. O nosso objetivo não é esse!”, explica a CCIP no seu site.
A CCIP desafiou diretores de Marketing ou CEO a partilharem “A” tendência que para cada um deles faz, ou vai fazer, a diferença. Este projeto contou com o contributo de empresas como: Konica Minolta, SamyRoad, FullSix, Novabase, WeDo Technologies, L’Oréal, Rock in Rio Lisboa, Central de Cervejas e ShiftThinkers, entre muitas outras
1. Nuno Antunes, partner da Milford
Tendência: Back To Basics
“Que volte a saber fazer perguntas e, em função das respostas, consiga definir um caminho sem estar presa às tais formulações proferidas por um qualquer guru numa conferência com um título pomposo. Que tenha liberdade de pensamento, espírito crítico e ousadia criativa. Que tenha falta de respeito pelo erro e a coragem para não ter ideias mais do mesmo. Que seja dissonante e relevante. Que seja independente de canais ou outras gavetas, porque antes de tudo vem o problema ou a oportunidade”.
2. Rita Oliveira, CEO da Shift Thinkers
Tendência: Substituir “consumidor” por “pessoa”
“Hoje o Marketing está muito preocipado com os meios em que quer estar presente. Muitas vezes pedem aos criativos que desenvolvam campanhas ou experiências para este e aquele meio. A meu ver, a agência deve centrar-se em encontrar temas relevantes para as pessoas que amarca quer impactar, encontrar a ideia que responda ao problema e depois sim, escolher os meios indicados para fazer acontecer essa ideia”.
3. Carolina Afonso, diretora de marketing da Konica Minolta
Tendência: Customes Centric Marketing
“Um estudo da Forrester Consulting indica que cerca de 80% dos decisores de negócio tem como objetivo melhorar a experiência do cliente no ano seguinte”.
4. Pedro Lago de Freitas, client care manager e partner da Brand Workers
Tendência: Hiper personalização
“Não é o poder escolher o tipo de almofada no hotel, ou as combinações de cor do interior do meu carro. É o poder ter exatamente o que eu quero, quando eu quero e (aqui é que a coisa ainda fica mais relevante), se não ficar totalmente satisfeito com o que eu pedi, poder devolver sem qualquer dificuldade ou custo! É isto que eu acredito que o futuro nos reserva”.
5. Carlos Costa, marketing & partnership business development manager da Quidgest
Tendência: “Brand cirúrgico – o novo poder nas vendas e na internacionalização”
“As novas ferramentas de marketing digital podem alterar este estado e melhor o brand de uma pequena empresa para um nível similar ao do seu concorrente mais poderoso”.
6. Liliana Pardal, diretora de marketing e comunicação da Mazars
Tendência: Marketing de relacionamento
“Acompanhar de perto o cliente, entender o modo como trabalha, conhecer as suas necessidades, expetativas e preocupações são condições essenciais para fazer corresponder da melhor forma a nossa abordagem e entregar um serviço único, que crie valor acrescentado e promova a sua satisfação”.
7. Andreia Jotta, diretora de marketing e comunicação da CCIP
Tendência: Relevância
“Na perspetiva da atração e da retenção de talento, este conceito é fundamental para as organizações promoverem o engagment e fomentarem o vestir a camisola” que se sabe que não é para sempre, mas que se quer vivido com a mesma intensidade e entrega como se fosse”.
8. Beatriz Bergamaschi Cabral, diretora de Marketinh do MDS Group
Tendência: Diversidade, Inclusão e Marketing H2H
“Conhecido como marketing de proximidade, o Marketing H2H mostra que valores como espontaneidade e empatia são essenciais para criar um clima organizacional onde as riquezas de perfil dos colaboradores (género, idade, etnia, orientação sexual, formação, faixa etária, nacionalidade, entre outros) terão um espaço profícuo de actuação nos negócios”.
9. Pedro Rebelo, founder e managing partner da Pedro Rebelo Crafting Careers
Tendência: Marketing de conteúdo – Estimular e conquistar mais clientes
“Os números são claros a validar esta tendência! Se, por um lado, somos todos consumidores de conteúdo, por outro, a percentagem de “produtores” de conteúdo em relação à primeira ainda é muito reduzida”.
10. Ricardo Teque Florêncio, diretor de marketing do Rock in Rio
Tendência: Conteúdo é Rei!
“Investir na criação de conteúdos com uma boa história, com argumento, mensagem, ambiente, personagens, valores, começo – meio – fim, será uma necessidade para toda e qualquer comunicação, e com as adaptações necessárias aos diversos formatos e plataformas, ou melhor obrigatoriamente não esquecendo isto”.
11. Isália Barata, diretora de marketing da Sage
Tendência: Curadoria de Content Marketing
“Trabalhar marketing de conteúdos não é nada de novo, mas trabalhar conteúdos como forma de criar procura, sim”.
12. Ana Santos, diretora de marketing & communications da Hays
Tendência: Instant Messaging – para um novo canal, novas regras
“Mas é importante compreender que a nossa estratégia terá de ser tão sensata e inteligente quanto a audiência à qual pretendemos chegar. O consumidor de hoje é especialista em filtrar má comunicação, e rápido a bloqueá-la”.
13. Ana Baleizão, e.PR & influencers marketing manager da L`Oréal
Tendência: TikTok e a tendência do conteúdo de consumo rápido
“A febre TikTok está a tomar conta do mundo, mais propriamente da geração Z, e antevê-se que seja destino certo em 2020 dos adolescentes portugueses que nasceram e cresceram online”.
14. Miguel Raposo, influence marketing director da Fullsix
Tendência: Marketing de Influência
“Obviamente, é necessária uma boa estratégia e é fundamental garantir que o conteúdo é relevante e autêntico, tanto para a marca como para o influenciador”.
15. Francisco Véstia, country manager da SamyRoad Portugal
Tendência: Advocacy no topo dos objectivos de marketing
“Uma tradução nada lata do termo, seria a capacidade que uma marca tem de criar embaixadores”.
16. Pedro Caramez, palestrante | autor de livro LinkedIn
Tendência: CEO Branding
“No entanto, os CEOs viram-se envolvidos numa estratégia de transparência e autenticidade. A utilização dos meios digitais por parte dos CEOs passou a ser muito apreciada por todos (clientes e colaboradores) e demais stakeholders”.
17. Sílvia Lopes, head of marketing da Makro
Tendência: Eco-Friendly
“É uma tendência global que passa pela minimização da pegada (Footprint) que as organizações deixam em todos os atos que praticam na Comunidade em que estão inseridas e nos diferentes stakeholders com que interagem, sejam Fornecedores, Clientes e/ou Instituições”.
18. Nuno Pinto Magalhães, diretor comunicação institucional da Central Cervejas e Bebidas
Tendência: Sustentabilidade
“Acreditamos que podemos fazer a diferença tendo uma abordagem que define compromissos de sustentabilidade, que sejam impulsionadores de mudança, ao longo de toda a cadeia de valor – Da cevada até ao Bar”.
19. Nuno Álvares Pereira, diretor de marketing da DHL
Tendência: Digitalização
“As empresas com maior sucesso serão aquelas que apostarem nos recursos humanos com know how digital”.
20. Armando Santos, diretor de marketing de empresas e institucionais na Caixa Geral de Depósitos
Tendência: Digitalização é a nova era
“Do ‘doing digital’ passámos ao ‘being digital’. Digital não é apenas tecnologia, é uma alteração de paradigma dos processos, dos produtos, da experiência do cliente. Possibilita às empresas reduzir custos, oferecer experiências mais rápidas e desmaterializadas e trabalhar big data para o negócio. É uma oportunidade para as empresas passarem do mercado local para o global, com redesenho de modelos de negócio”.
21. Carlos Vasconcelos, executive VP global marketing da Collab
Tendência: Customer Experience (CX)
“No atendimento ao cliente, as tendências digitais são canalizadas para um objetivo: melhorar a CX. A Collab revela três pilares da sua visão para 2020”. São eles a Inteligência Artificial e automação, a cloud e a transformação digital.
22. Luís Martins, director de marketing da IT People
Tendência: Realidade aumentada
“Vamos pintar o mundo com todos os elementos digitais que nos habituámos a ver num ecrã – 2020 será o início duma década em que vamos reaprender a navegar na web, com novas oportunidades de negócio e de transformação social à nossa espera”.
23. Marco Gouveia, digital marketing trainer & consultant
Tendência: Pesquisa por voz
“A pesquisa por voz vem permitir uma navegação mais rápida e cómoda, na qual já não é necessário interagir diretamente com o motor de pesquisa (ao escrever os termos pretendidos), mas apenas “falar” para o telemóvel”.
24. Bernardo Galvão Lucas, chief marketing & strategy office da Wedo Technologies
Tendência: A Voz como uma oportunidade para o Marketing
“Segundo estudos recentes, 20% de todas as pesquisas através do Google já são realizadas por meio de pesquisa por voz, o que nos leva a dizer que mais do que uma tendência, esta é uma realidade que está ao virar da esquina”.
25. Nelson Teodoro, diretor de marketing da Novabase
Tendência: As tendências de MKT vêm da inovação tecnológica
“Não adianta promover um produto ou serviço que não tenha proposta de valor para o cliente, independentemente da criatividade e da utilização da tecnologia. No final do dia, temos de ir ao encontro, ou mesmo superar, as expectativas do cliente”.
26. Marcos Lopes, diretor de mMarketing da Yunit Consulting
Tendência: Marketing Omni-Canal
“É verdade que o RGPD tornou tudo mais complexo, mais desafiante, mas o digital (onde as redes sociais reclamam a sua importância) e o “analytics” associado, continuarão a ser a tendência”.
27. Ernesto Ferreira, head of global sales da E-goi
Tendência: Fusão do Digital com o mundo físico – O verdadeiro Omni-Canal
“É essencial, no online e no mundo físico, conseguirmos observar os nossos clientes, aprender com o seu comportamento para, com isso, podermos adequar a oferta, o aconselhamento e a experiência tendo em conta quem ele é, o que quer e o que valoriza”.
Aceda ao .