Conheça as melhores viagens de comboio a vapor da Europa

Apesar da era tecnológica em que vivemos, existem viagens que são um autêntico regresso ao passado. Conheça os locais na Europa onde ainda pode usufruir de uma viagem num comboio a vapor.

Quem gosta de viajar de comboio e é apreciador das históricas locomotivas a vapor ainda pode usufruir do prazer de uma “viagem ao passado”, que deixa de fora a tecnologia a que hoje assistimos nos comboios de alta velocidade. Passeios lentos, em que o tempo não é prioritário e a nostalgia está presente, marcam a diferença nas locomotivas a vapor que ainda circulam em alguns caminhos de ferro europeus.

As propostas vão de Inglaterra, à França ou Suíça, por exemplo. A escolha cabe-lhe a si.

Bluebell Railway – Inglaterra
Uma viagem no Bluebell Railway é um regresso ao passado. São 18 quilómetros de percurso, na zona rural de Sussex, com paragem em quatro estações – Sheffield Park, Horsted Keynes, Kingscote e East Grinstead-, de diferentes períodos da história (desde 1930 e 1950) e muito bem preservadas. Nas carruagens, funcionários com roupas de época acompanham os passageiros.  Ao longo do ano, existem eventos especiais, como por exemplo viagens mistério.

Jacobite – Escócia
Este comboio “renasceu” depois da sua incursão cinematográfica no universo Harry Potter. Usado para o Expresso de Hogwarts, o comboio Jacobite começa a circular perto Ben Nevis, a montanha mais alta da Grã-Bretanha, e faz um percurso de ida e volta de cerca de 135 quilómetros entre Fort William e Mallaig. Circula apenas entre abril e outubro, passando por aldeias e lagos e pelo emblemático viaduto Glenfinnan, com os seus 21 arcos.

Northern Belle – Grã-Bretanha
Conhecido como o comboio mais luxuoso da Grã-Bretanha, o Northern Belle está muito ligado à história da realeza. Uma das suas sete carruagens, designada de The Duart, foi usada pela rainha Elizabeth II como parte do seu comboio real. Disponibiliza vários percursos, com as suas carruagens conduzidas por uma das célebres celebres locomotivas a vapor pretas Princesa Elizabeth. Enquanto passeiam pelo norte do País de Gales e de Inglaterra até a Escócia, os passageiros podem disfrutar de um brunch ou de um jantar gourmet.

Achensee Steam Cog – Áustria
Aquela  que é a mais antiga antiga locomotiva movida a carvão da Áustria faz o percurso entre Jenbach e as margens do Lago Achensee. São 6,8 quilómetros que atravessam prados e florestas no estado austríaco do Tirol, num passeio de 50 minutos e que atinge os 440 metros de altitude. Chegados ao topo, os viajantes podem continuar a viagem no lago num barco a vapor.

Cevennes – França
O comboio a vapor de Cévennes transporta passageiros por viadutos sobre o rio Gardon, parando para visitar o jardim botânico de La Bambouseraie, 2 quilómetros antes de Anduze. No total, faz uma viagem de Anduze a Saint-Jean-du-Gard em velhas carruagens ao ar livre o que permite apreciar a paisagem da região da Provença. À semelhança de outras linhas ferroviárias, esta também tem carruagens preparadas para a realização de eventos especiais, em diferentes alturas do ano.

De Hoorn a Medemblik – Holanda
Admirar os campos de tulipas holandeses é um dos atrativos do comboio a vapor do museu ferroviário que faz a rota entre Hoorn até Medemblik. É uma viagem rural que termina em Medemblik com um pitoresco passeio de barco pelo lago Jsselmeer. Depois pode regressar a Hoorn e completar o percurso conhecido como o “triângulo histórico”.

Harz Railway- Alemanha
Explore florestas e vilas medievais com o Harz Railway que circula pelas montanhas Harz, povoadas de histórias místicas. A frota tem 25 comboios a vapor, sendo que o mais antigo data de 1897, circula por percurso de 138 quilómetros com 48 estações. A rota mais popular entre os visitantes é a de Brocken, que vai até ao cume mais alto das montanhas. Esta linha tem a particularidade de servir quer os turistas quer os habitantes locais.

Comentários

Artigos Relacionados