Já são conhecidos os vencedores da 10.ª edição do concurso Montepio Acredita Portugal. Os sete premiados vão receber um pacote de serviços, destinados a apoiar a sua entrada ou consolidação no mercado e o acesso a vários espaços de incubação.

Pela primeira vez realizada num formato online, a cerimónia final da 10ª edição do concurso de empreendedorismo Montepio Acredita Portugal, revelou os vencedores deste ano depois de avaliadas as 10.640 ideias que participaram no concurso.

Foram sete, um por cada uma das categorias em jogo, os projetos que saíram vencedores: Stop Bullying, BipBip, Dime, SCEMAI, SCEMAI, Four Bites e Growappy. De acordo com a organização do evento, refletem a natureza abrangente da iniciativa, que pretende ser um espaço de capacitação do empreendedorismo. Foram selecionadas numa sessão de avaliação de pitch por um júri composto por parceiros e empreendedores convidados.

Fernando Fraga, diretor de Inovação da Acredita Portugal, reforçou que “a habitual partilha e acompanhamento, que é um dos focos desta iniciativa, mudaram de formato, mas conseguimos contribuir para desenvolver os milhares de projetos inscritos e potenciar as capacidades destes empreendedores.”

Os vencedores:

Stop BullyingPrémio Empreendedorismo Social.
O conceito de bullying é apresentado às crianças em idade pré-escolar através da Cegonha Marcolina. Com um livro e um jogo de tabuleiro, são desenvolvidos métodos e comportamentos positivos nas crianças a partir dos 3 anos para prevenir e combater o bullying, com base em atividades e desafios divertidos.

BipBip Prémio Brisa Mobilidade 2020
Plataforma inteligente e gratuita angariadora de clientes, que sabe a todo o momento quais os camiões vazios, as rotas e a sua localização. Desta forma, obtém-se um matching entre o pedido do cliente e o camião vazio mais próximo que percorre essa rota. Conseguem-se assim ofertas rápidas e acessíveis para o cliente, rentabilizando as frotas para os transportadores.

DimePrémio K.Tech
Plataforma que pretende transformar o mercado de talento desportivo. É a rede social que reinventa a forma como os jogadores exibem as suas características digitalmente – através de momentos em vídeo – usando inteligência artificial para balancear a procura e oferta de talento, numa escala global.

SCEMAI  Prémio H2O inovação by Águas de Gaia
Maximização da performance do consumo energético e monitorização de avarias através de modelos de inteligência artificial e análise de dados, permitindo a otimização da produção.

SCEMAI Categoria Geral | Inovação
Rede privada para carregamento de veículos elétricos. Sem cartões, internacional, compatível com todas as marcas de carregadores e veículos. Qualquer pessoa com a localização adequada, em qualquer parte do mundo, pode aderir à rede e tornar-se um Host para a mobilidade elétrica, apoiando a transição energética e rentabilizando o respetivo espaço.

Four Bites  – Categoria Geral | Produto
Serviço de subscrição de diversos snacks saudáveis, personalizados ao universo do cliente e entregues onde este mais necessita. Como? Apontando preferências e sabores, o algoritmo de AI personaliza a experiência, recebe-se em recorrência as Bites, possibilidade de dar feedback e aceder ao youniverse.

GrowappyCategoria Geral | Educação
Solução web e mobile que moderniza a educação infantil, ao facilitar o dia a dia nas escolas, simplificar a sua gestão, comunicação com os pais, registo e partilha das rotinas diárias e aprendizagens das crianças de uma forma inovadora e em tempo real.

A par destas categorias, o concurso também entregou o Born from Knowledge – Awards, um prémio especial conferido pela Agência Nacional de Inovação (ANI). Esta distinção foi para o Unit Layer, um projeto que estuda o efeito da microgravidade em genoma humano e células cancerígenas, utilizando veículos aeroespaciais, de forma a analisar as condições e alterações nas mesmas em prol de uma alternativa terapêutica para uma patologia prevalente e letal como é o cancro.

O Born from Knowledge – Awards reconhece projetos e empresas “nascidas do conhecimento” e que mais se destaquem em atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D), nomeadamente colaborativa.

Comentários