Fique a conhecer as dez competências mais procuradas pelo mercado de trabalho em 2019.

O LinkedIn elaborou recentemente um estudo com base nas necessidades do mercado de trabalho e identificou as dez competências mais procuradas. De acordo com a informação recolhida por esta rede social, há perto de 50 mil competências profissionais diferentes na plataforma. Portanto, a dúvida que se impõe é: quais as que serão mais requisitadas pelos gestores de recursos humanos para que se consigam manter a par dos profissionais com melhor desempenho?

Se faz parte do grupo maioritário de trabalhadores que, quando a empresa lhe dá a oportunidade de utilizar parte do tempo de trabalho para aprender, fica num emprego durante mais tempo, ou simplesmente gosta de aprender durante o seu tempo livre, terá mais facilidade em incluir a aprendizagem no seu dia-a-dia e em manter-se a par destas exigências. Se, por outro lado, precisar de um apoio extra para aprender estas novas competências, é relevante saber que, até ao final de janeiro, o LinkedIn dá acesso gratuito aos cursos da plataforma Learning – que lhe vão ensinar as competências mais procuradas pelo mercado de trabalho em 2019.

Soft Skills

“Não podemos ensinar as crianças a competir com máquinas.” Esta frase, que marcou a apresentação de Jack Ma no Fórum Económico Mundial do ano passado, sublinhou a importância de que, num mundo em que o mercado de trabalho pode vir a ser controlado por robots, é extremamente importante desenvolver as soft skills.

É também por este motivo que 57% dos líderes seniores referem que este tipo de competências são as mais importantes. As cinco principais passam pela:

1- Criatividade
2- Persuasão
3- Colaboração
4- Adaptabilidade
5- Gestão de tempo

Hard Skills

A lista das hard skills reflete o impacto da digitalização no mundo que nos rodeia, onde a procura pela melhoria da experiência dos utilizadores e pelo desenvolvimento de nova tecnologia é cada vez maior.

1- Computação em cloud
2- Inteligência Artificial
3- Raciocínio Analítico
4- Gestão de pessoas
5- UX Design

 

Comentários

Sobre o autor

Avatar